Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Integrado reúne acadêmicos de todos os câmpus em inédito formato online
prograd | Propesq | Proex

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Miércoles, 28 Octubre 2020 15:30 | Última actualización: Miércoles, 28 Octubre 2020 18:50

Pela primeira vez na história da UFT o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (VII Siepe) ocorre em formato online. Incluído em outro evento também online, a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg On), o VII Siepe reúne acadêmicos de todos os câmpus da UFT em subeventos ligados às pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq) e de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). A cerimônia de abertura do Sicteg On terá a participação de representantes de todas as instituições componentes dos eventos online integrados.

O VII Siepe é composto por palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos em todos os campos do conhecimento, além da participação de docentes e técnicos da UFT em eventos online de outra instituições.

Para ter acesso aos eventos online o interessado deve fazer a inscrição no evento da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg On).

Confira, abaixo, como foram as atividades iniciais relacionadas aos eventos da UFT e também sobre a III Unitec (clique nos links ou banners e siga direto para a informação de interesse):

IX Seminário de Programas Especiais em Educação

Coordenado pela Pró-reitoria de Graduação da UFT (Prograd), a 9ª edição do Seminário de Programas Especiais em Educação teve início na parte da manhã, coma mesa-redonda "Programas Especiais em Educação", com os professores Eduardo José Cezari (pró-reitor de Graduação da UFT) e Ary Henrique Morais de Oliveira (diretor de Programas Especiais em Educação da UFT).

Ainda também pela manhã ocorreu outra mesa-redonda, sob o título "Proposta de formação continuada de professores na UFT em 2020 - Profor", com participação dos docentes da Universidade Federal do Tocantins Vânia Maria Araújo Passos, Jean Carlo Ribeiro, George França dos Santos e Ana Carmen de Souza Santana.

XVI Seminário de Iniciação Científica

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFT é que coordena o Seminário de Iniciação Científica. Com previsão de participação de mais de 380 acadêmicos em apresentações de trabalhos, a programação online teve início com exposição de resumos de trabalhos acadêmicos nas áreas de Matemática, Física, Zootecnia, Letras, Psicologia, Teatro, Microbiologia, Saúde, Medicina Veterinária e Ciências Sociais. As apresentações ocorrem em salas virtuais pelo Google Meet.

Para esta quinta-feira (29) estão previstas apresentações de resumos nas áreas de História, Engenharia, Computação, Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Biotecnologia, Educação, Pedagogia, Arquitetura, Geografia, Saúde, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Florestal.

Segundo a coordenação do evento, o SIC tem como objetivos a promoção da avaliação dos trabalhos finais vinculados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica; divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na vigência 2019-2020; promoção do intercâmbio entre os estudantes de graduação, que participam do programa de iniciação científica ou que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa na UFT.

IX Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários

Os trabalhos comandados pela Proex no IX Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários  tiveram início ainda pela manhã, com palestra sobre o "Papel social da Extensão no contexto da UFT" e apresentações científicas, em salas diferentes porém algumas simultâneas nos horários.

De acordo com a Proex, nesta 9ª edição do Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários ocorrerão 11 palestras, 13 mesas-redondas e 15 minicursos.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem, o objetivo do Seminário é divulgar as ações de extensão que são realizadas na Universidade. "É publicizar, dialogar, discutir as ações de extensão a partir dos estudantes, técnicos e professores, apresentando às comunidades interna e externa o que a UFT tem produzido em relação à extensão", complementa a pró-reitora.

É possível conferir toda a programação do Seminário neste link.

Confira, abaixo, o registro de algumas atividades desenvolvidas nesta quarta-feira, de forma online:

III Feira Tecnológica Universidade Empresa

Simultaneamente ao Siepe, ocorre a terceira edição da Feira Tecnológica Universidade Empresa (Unitec). Realizada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com outras Instituições de Ensino Superior, como Unitins, IFTO, Unirg e Unitpac, a Unitec traz, este ano, 51 soluções tecnológicas para negócios em diversas áreas - da Administração, Educação e Tecnologias Sociais à Tecnologia da Informação, Saúde e Turismo.

O evento, assim como o Sicteg On e o Siepe, é integralmente virtual. Na plataforma do Sicteg On é possível fazer uma visita virtual em estandes dispostos por meio de uma plataforma gamificada onde os pesquisadores têm a oportunidade de expor para a comunidade acadêmica, empresários e sociedade os seus serviços e produtos inovadores.

O objetivo é promover a divulgação dos produtos e serviços inovadores, além de oportunizar a transferência das tecnologias desenvolvidas no âmbito da UFT, cumprindo assim o papel da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico da região Norte e do Brasil.