Página inicial > Últimas Notícias > "Idosos e desafios intergeracionais" é tema do projeto Cine Fórum - Olhar Direitos desta 2ª
EXTENSÃO

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Lunes, 28 Septiembre 2020 16:47 | Última actualización: Martes, 29 Septiembre 2020 16:18

Às 19h desta segunda-feira (28) ocorre a última atividade do primeiro ciclo de diálogos do projeto de extensão "Cine Fórum - Olhar Direitos". O tema é “Idosos e desafios intergeracionais”. As inscrições podem ser feita por meio das redes sociais do projeto (Instagram - perfil @OlharDireitos e o Canal no Youtube "Cine Fórum Olhar Direitos". Nestes ambientes virtuais também serão hospeddos os produtos audiovisuais de cada uma das atividades.

De acordo com informe da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex), o Cine Fórum Olhar Direitos é um projeto de extensão vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Direitos Humanos, do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, da Universidade Federal do Tocantins, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense, (PPGPJDH/UFT/ESMAT). O objetivo é "sensibilizar sobre direitos humanos por meio de diálogo qualificado sobre temas e práticas cotidianas da sociedade".

O projeto de extensão se vale dos filmes como ponto de partida para a promoção do acesso à cultura e ao diálogo científico sobre Direitos Humanos com a sociedade. As atividades ocorrem integralmente em ambiente virtual, por meio de webconferências e as obras audiovisuais indicadas constam em plataformas de streaming.

Para a professora orientadora e coordenadora do Projeto, Patrícia Medina, “os encontros promovem e estão alinhados aos princípios orientadores do PNEDH, e se destaca sob a perspectiva da formação profissional de multiplicadores, pois, na execução das atividades, os(as) integrantes convidados(as) a organizar os Cine Fóruns são chamados(as) ao desenvolvimento de competências para a realização de atividades de educação em direitos humanos, desempenhando todas as etapas necessárias à realização um evento acadêmico.”, frisou.

O projeto é realizado por meio de parcerias da Proex, Esmat e Defensoria Pública, e a cada edição do Cine Fórum outras instituições também foram agregadas como parceiras - a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, o Ministério Público do Trabalho e o programa de Extensão da UFT, Universidade da Maturidade (UMA).

De acordo com o informe da Proex, no primeiro ciclo de atividade, foram abordadas as temáticas "Diálogos sobre Educação em Direitos Humanos", "Crianças e Sistema de Justiça", "Tecnologia e Justiça" e "Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais". Ao todo o projeto já contou com a participação de mais de 223 pessoas.

marcador(es): Proex,PPGPJDH,Home