Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Festival Gastronômico de Arraias está com inscrições abertas até 30 de setembro
Início do conteúdo da página
evento será online em outubro

Festival Gastronômico de Arraias está com inscrições abertas até 30 de setembro

Escrito por Daniel dos Santos | Com informações da organização | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 01 Septiembre 2020 10:47 | Última actualización: Viernes, 04 Septiembre 2020 17:35

Em 2020, o IV Festival Gastronômico de Arraias terá como temática “Doceiras do Cerrado”, uma homenagem às mestras da culinária cerratense, que guardam imensa riqueza e herança feminina que é o saber fazer culinário. As inscrições vão de 1 a 30 de setembro.

O festival será realizado de 29 a 31 de outubro, de maneira totalmente online. O evento será transmitido ao vivo nas plataformas e redes sociais do projeto GOsTO.

A proposta do IV Festival de Gastronomia de Arraias é a realização de um concurso de geleias, compotas doces e licores que valorizem o bioma cerrado. Além disso, o evento contará com programação especial, com apresentações, aulas-shows, cursos de capacitação, exibição de filmes, entre outros.

Inscrições

Qualquer pessoa que resida no bioma Cerrado poderá participar do concurso culinário, com uma receita de geleia, doce/ compota ou licor. Lembrando que as receitas deverão conter, ao menos um insumo do cerrado e/ ou elemento regional, descritos no edital.

As inscrições estarão abertas de 1 a 30 de setembro. Na penúltima semana de setembro, ainda durante o período de inscrições, serão realizadas oficinas de capacitação, que vão desde o processo de esterilização de potes e etiquetagem ao preparo de doces, geleia, licores entre outros. As oficinas serão abertas para todos que queiram participar e serão certificados.

Para se inscrever no concurso, basta conferir o edital e acessar o formulário de inscrição , ambos estão disponíveis no www.gostocerrado.com

Histórico do Festival

O Festival Gastronômico de Arraias foi o primeiro produto do projeto de extensão e pesquisa GOsTO - um punhado de mandioca e um bocado de Cerrado, que fomenta a conservação do bioma Cerrado por meio da valorização do saber fazer da culinária tradicional, em especial das comunidades quilombolas que re-existem no território do nordeste goiano e do sudeste do Tocantins.

Desde sua primeira edição, em 2017, o Festival Gastronômico de Arraias foi um sucesso! Foram dez pratos inscritos, e público estimado em, aproximadamente, 1.500 pessoas por noite de evento. Nos anos seguintes, o festival teve uma aumento pratos concorrentes, sendo que, em 2019, o total de pratos vendidos superou as duas primeiras edições, com 19 pratos.

Sob a coordenação da professora Thamyris Carvalho Andrade, mestre em Turismo e especialista em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado, o projeto está vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT) e se desenvolve no curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental por meio de pesquisas, imersões e capacitações, sendo o festival gastronômico seu principal produto.

Saiba como foi a edição de 2019

Festival Gastronômico de Arraias movimenta quase R$ 20 mil em dois dias

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página