Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Labmade produz 23 esterilizadores que usam radiação ultravioleta tipo C
Início do conteúdo da página
COMBATE À COVID-19

Labmade produz 23 esterilizadores que usam radiação ultravioleta tipo C

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Lunes, 13 Julio 2020 18:17 | Última actualización: Lunes, 13 Julio 2020 18:17

O Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade), do Câmpus da UFT em Araguaína, já está com 23 esterilizadores manuais com raios ultravioleta tipo C prontos para doação. O Labmade havia apresentado um protótipo no mês de maio passado. Os equipamentos deverão ser doados para unidades hospitalares, com encaminhamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT (Propesq).

Segundo o professor Alexsandro Silvestre da Rocha, integrante da equipe do Labmade, cada dispositivo levou cerca de uma hora para ser produzido e tem a mesma eficiência dos modelos comerciais. Participam do projeto, além do professor Rocha, os professores Cláudia Adriana da Silva, Nilo Maurício Sotomayor Choque e Regina Lélis de Sousa, e a técnica do Labmade, Denísia Brito Soares.

Rocha destacou que o grupo também trabalha na pesquisa de outros protótipos, como o esterilizador de ar ambiente, também elaborado com materiais de baixo custo. O uso de raios ultravioleta tipo C (UV-C) permite a desinfecção por meio da interação da radiação com os microrganismos. Pesquisas comprovam a eficácia da radiação ultravioleta na esterilização, onde os comprimentos de onda na faixa de 210 e 330 nm são eficientes como germicidas, pois são facilmente absorvidas pelas proteínas e ácidos nucleicos de vírus e bactérias, provocando o rompimento de cromossomos e a consequente morte destes.

Rocha alerta, entretanto, que o uso indiscriminado e sem cuidados técnicos de lâmpadas UV-C pode causar cegueira e até câncer. A equipe do Labmade pode ser contactada pelo e-mail do professor Rocha (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.).

Fim do conteúdo da página