Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Enfermagem da UFT une forças com órgãos nacionais e regionais durante a Semana da Enfermagem
Programação

Escrito por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 12 Mayo 2020 13:38 | Última actualización: Martes, 12 Mayo 2020 19:01

No Brasil, entre os dias 12 a 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale, a britânica pioneira da Enfermagem moderna, e, Ana Néri, enfermeira brasileira e primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A Semana é marcada por uma série de eventos e ações por todo o país.

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), como explica a coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Edith Farias Lima, este ano eles resolveram somar forças através do apoio e comprometimento com a divulgação e participação de professores, alunos e amigos nos eventos da Semana de Enfermagem propostos pelos órgãos de classe: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO) e da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) nacional e a sucursal Aben-TO.

Todas as ações contam com programações online devido a atual situação sanitária. As discussões contemplam temas como a defesa do SUS, a pandemia do Covid-19, qualidade em Enfermagem e saúde do SUS, entre outros assuntos correlacionados com a área e o enfrentamento ao Covid-19. “Vivemos um novo momento que está nos permitindo refletir mais e mais sobre nossa práxis, fortalecer nosso compromisso e compreender nosso foco de visão da saúde do sujeito, da família e da comunidade nesse tempo de pandemia e da importância de nossa atuação como profissionais que cuida de gente com ciência e amor”, enfatiza Ana Edith.

ABEn-TO

A presidente da Aben-TO é a professora da UFT, Mônica Bandeira. Ela explica que a Aben do Tocantins fará toda seu evento de forma online e que prepararam uma programação científica que vai até o dia 21 de maio, abordando mais a resposta da enfermagem local à pandemia da Covid-19. Mônica explica que apesar dos desafios enfrentados, a Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) deste ano tem muitos motivos para comemorar: “É a 81ª edição em 93 anos da Aben que tem resistido bravamente e assim a coloca como uma referência da Saúde junto à sociedade, ao controle social do SUS e aos poderes do Estado, especialmente, nestes tempos de incertezas”.

Além disso, ela destaca o cenário internacional. “Internamente, temos conseguido reunir forças para desenvolver uma agenda política para fortalecimento no processo das eleições Aben 2019-2020. No plano global a Enfermagem ganha visibilidade com as comemorações do bicentenário de Florence Nightingale e com a indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2020 como o ‘Ano Internacional da Enfermagem e da Enfermeira Obstétrica’“.

Em sua octagésima primeira edição, a Semana Brasileira de Enferemagem, vai dialogar com os desafios postos à Enfermagem por esta complexa crise sanitária em decorrência da pandemia global definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de importância internacional. Mônica diz que este cenário possibilita visibilizar o grande potencial da Enfermagem à serviço da população, das autoridades sanitárias nacionais e internacionais e do País no enfrentamento da CoviD-19.

Coren-TO

O Coren-TO, por sua vez, escolheu realizar uma campanha de valorização intitulada “Maio, o mês de quem cuida”, com o objetivo de homenagear todos os profissionais de enfermagem do Estado do Tocantins. “A intenção da campanha é dar nomes a estes profissionais de enfermagem que estão diariamente na linha de frente do atendimento à sociedade, mostrar quem somos, onde atuamos e assim representar toda a categoria”, destacou a presidente do Coren-TO, Emília Maria Miranda.

Na galeria abaixo você confere a programação da semana organizada pelos três órgãos de classe:

marcador(es): Home,Enfermagem,Coronavirus