Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 1° Congresso Online de Geopolítica na Amazônia ocorre neste fim de semana
Início do conteúdo da página
evento

1° Congresso Online de Geopolítica na Amazônia ocorre neste fim de semana

Escrito por Daniel dos Santos | Publicado: Viernes, 24 Abril 2020 19:17 | Última actualización: Sábado, 25 Abril 2020 11:22

O 1° Congresso Online de Geopolítica na Amazônia será realizado neste sábado (25) e domingo (26), com transmissão pelo youtube das 17h às 21h30. Para participar do evento e garantir a certificação (8h complementares), basta fazer a inscrição aqui.

 

A Amazônia faz parte de uma região que demanda uma forte política de consolidação e desenvolvimento, sendo também, territorialmente estratégica e de suma importância, sobretudo pelos diversos recursos naturais que nela existe. Com isso, a Secretaria de Integração Regional do Norte, os Centros Acadêmicos da Região e a Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Feneri) reúnem esforços para promover o evento.

O 1° Congresso Online de Geopolítica na Amazônia conta com a presença de renomados palestrantes com abordagens de diversas temáticas importantes da atualidade com o foco na Amazônia, ampliando os mais diversos pontos de vista das discussões nas Relações Internacionais. 

Participação da UFT

A professora Gleys Ially é uma das palestrantes do evento e afirma que a UFT é fundamental no debate. "Porque é a partir do Tocantins que se inaugura o reconhecimento da Amazônia, não só a partir do bioma, mas de suas potencialidades regionais e, principalmente, da construção de uma identidade que permita a coexistência no cenário nacional".

Além disso, Gleys explica que a Amazônia Legal inaugura uma nova divisão política com instituições e entidades. "A geopolítica se instaura a partir do momento em que se reconhece politicamente uma região. Consequentemente, a geopolítica se instaura. A região precisa se repensar enquanto estratégias econômicas, culturais e desenvolvimentistas".

A participação de Gleys será no domingo, das 17h às 18h30 com o tema Pan Amazônia, que trata da integração dos países que têm a Amazônia como bioma. Segundo ela, esse debate surge da necessidade de criação de um bloco para discutir a economia, política e seus recursos a partir de suas particularidades.

Solidariedade

Outro objetivo é arrecadar fundos para auxiliar a ilha de Algodoal, que vem sofrendo com os resultados do isolamento social.

Para doar qualquer quantia para a instituição beneficiada, acesse aqui

Serviço

Data: 25/04 e 26/04
Horário: 17h às 21h30 (horário de Brasília)
Plataforma de transmissão: YouTube

Fim do conteúdo da página