Página inicial > Últimas Notícias > UFT doa equipamentos de proteção individual a governos estadual e municipal
COMBATE À COVID-19

UFT doa equipamentos de proteção individual a governos estadual e municipal

Escrito por Kleber Abreu | Edição: Samuel Lima | Publicado: Jueves, 09 Abril 2020 22:42 | Última actualización: Miércoles, 15 Abril 2020 10:37

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) assinou dois termos de doação de protetores faciais nos últimos dias 07 e 08 de março junto às secretarias de Saúde do Estado (SES) e do município de Palmas (Sesmu), respectivamente. No último dia 14 de abril a doação foi para o Corpo de Bombeiros e para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). As ações tiveram o propósito de ajudar os profissionais dos sistemas públicos de saúde (e também segurança) a se protegerem no combate à Covid-19 (novo Coronavírus). Essa ação foi estimulada pelas pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e de Administração e Finanças (Proad).

Impressão em 3D

A Universidade está produzindo Protetores Faciais em Impressão 3D, por meio do Projeto Higia, desde o último dia 25 de março.  A confecção está sendo coordenada pelo professor Warley Gramacho com o apoio dos professores Ary Oliveira, Marcelo Lineker e Patrícia Orfila, e auxílio dos acadêmicos Flávio Gomes Coelho (curso de Engenha Elétrica) e Deocleci dos Santos Dias (curso de Ciência da Computação). Para viabilizar o projeto (com disponibilização de verba e aquisição de novas impressoras e matéria prima para impressão e produção), uma parceria foi estabelecida com o Ministério Público do Trabalho em Araguaína (MPT), com interlocução do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas (Neuza).

De acordo com o professor Warley Gramacho, o grupo que está trabalhando com esse projeto está à disposição para dialogar com voluntários que tenham impressoras 3D e queiram emprestá-las para a produção desses protetores. “Pedimos à comunidade acadêmica e externa que se tiverem o equipamento e a disponibilidade que, por favor, nos procurem para que possamos dar velocidade à produção”, informa. Um formulário para doação está disponível e pode ser acessado aqui.

Luvas, óculos, máscaras e álcool em gel

Outra doação realizada pela UFT para o sistema público de saúde, dessa vez organizado pelas  pró-reitorias de Administração e Finanças (Proad), de Planejamento e Avaliação (Proap) e Prefeitura Universitária (PU), foi a doação de 20 mil pares de luvas, 400 óculos, 1.600 máscaras cirúrgicas e álcool em gel, para profissionais da saúde e residentes que estão nas frentes de combate à Covid–19.