Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Doutorado em Desenvolvimento Regional tem sua primeira tese defendida
Início do conteúdo da página
marco histórico

Doutorado em Desenvolvimento Regional tem sua primeira tese defendida

Escrito por Virgínia Magrin | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 02 Abril 2020 09:03 | Última actualización: Jueves, 02 Abril 2020 09:52


Primeira defesa de tese do PPGDR ocorreu de forma remota, com uso de webconferência (Foto: Arquivo pessoal)

Dentro do prazo estabelecido pela Capes, mas sem plateia, em virtude da pandemia do COVID-19, Sarah Afonso Rodovalho foi a primeira doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UFT a defender sua tese, no último dia 31 de março de 2020. Todos os membros da banca participaram virtualmente e na sala de defesa estava apenas Sarah e sua orientadora, Mônica Aparecida Silva, mantendo uma distância segura entre si.

A Tese defendida por Sarah discute a politica urbana em Palmas pós-Estatuto da Cidade, analisando a elaboração, aprovação, implementação e revisão do Plano Diretor Participativo de Palmas entre os anos de 2007 a 2018. Para ela, o estudo foi “mais uma oportunidade de confrontar a teoria e a prática e dessa maneira tentar entender e explicar esse processo complexo, contraditório e cheio de atores sociais que faz do planejamento urbano e de seus rebatimentos na configuração do espaço urbano assuntos tão importantes e necessários na busca do desenvolvimento socioespacial urbano e regional”.

Para a orientadora, o estudo de Sarah representa uma importante contribuição para o fortalecimento da política de desenvolvimento urbano em Palmas e em outras cidades do Brasil. “A tese, à luz da teoria institucional, mostra o quanto a política urbana em Palmas é produto das tensões entre atores públicos e privados que, motivados pelos seus próprios interesses, muitas vezes, não respeitam as regras formais, por exemplo, as diretrizes do Estatuto da Cidade”, comenta Mônica.

Participaram da banca examinadora os professores da UFT Alez Pizzio, João Aparecido Bazolli e Ana Beatriz Velasques, além do professor da UNB, Moisés Balestro e da orientadora Mônica Aparecida Silva. Mônica falou que a defesa foi um desafio, porque foi a primeira vez que todos os membros de uma banca de defesa, do PPGDR, participaram de modo virtual.

“No início, a Sarah e eu, ficamos com receio que a internet pudesse não funcionar ou a própria sala virtual pudesse dar algum defeito, mas deu tudo certo e, afora os membros da banca, também tivemos a participação de estudantes e professores do PPPGR, todos das suas respectivas casas”, explica Mônica.
As duas contaram ainda com a ajuda do técnico Higor, servidor da UFT, que colaborou com a criação da sala virtual da RNP e ensinou como usá-la.

O programa

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT existe desde 2007 e no ano de 2016 abriu seleção para sua primeira turma de doutorado. Alex Pizzio, coordenador do programa, destaca que a primeira defesa é um marco, pois representa a consolidação do programa, único na região norte e centro-oeste na área. “É representativo, pois foi feito dentro dos prazos mesmo em uma situação de pandemia, em quatro anos como prevê a Capes”, comemora ele.

Para saber mais sobre o PPGDR, basta clicar aqui. Todos os anos são abertas seleções para as turmas de mestrado e doutorado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página