Página inicial > Últimas Notícias > Palestra e troca de experiências movimentam o Encontro de Creditação da Extensão
PROEX E PROGRAD

Escrito por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 13 Diciembre 2019 11:06 | Última actualización: Viernes, 13 Diciembre 2019 16:50

Encontro ocorre no auditório da Reitoria e pode ser acompanhado via webconferência (Foto: Gihane Scaravonatti (Sucom)Encontro ocorre no auditório da Reitoria e pode ser acompanhado via webconferência (Foto: Gihane Scaravonatti (Sucom)

Profª Dr.ª Raiane Severino é da Unifesp (Foto: Samuel Lima/Sucom)Profª Dr.ª Raiane Severino é da Unifesp (Foto: Samuel Lima/Sucom)O III Encontro de Creditação da Extensão na UFT, que ocorre nesta sexta-feira (13), no auditório do Bloco IV (Reitoria, em Palmas), terá continuidade à tarde com palestra sobre a "A experiência da extensão na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)". Na parte da manhã o evento teve abertura com a presença do reitor Luís Eduardo Bovolato; da vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros; da pró-reitora de Graduação, Vânia Passos e da pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem.

O reitor Bovolato destacou a importância do tema, tendo em vista que a curricularização da extensão já é prevista em lei para ser estabelecida. "A extensão é essencial na atividades acadêmicas. A extensão é uma das formas de a Universidade fortalecer a comunicação com a sociedade. Este encontro é importante para despertar nos docentes e discentes para a extensão". A vice-reitora, Ana Lúcia, destacou a importância do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão e de que cada área está intrinsecamente ligada à outra. "A Universidade precisa ser socialmente referenciada, e isto ocorre por meio da extensão", ressalta.

A palestrante, professora Dr.ª Raiane Severino, da Unifesp, em sua fala, inicialmente historiou como se deu, e ainda se dá, o processo de curricularização da extensão em sua instituição de ensino. "A extensão é a forma da Universidade extravasar o que faz em termo de pesquisa e ensino e ofertar isso para a sociedade", diz a palestrante que, numa segunda etapa da manhã, responde a perguntas dos participantes do Encontro. O evento é organizado pelas pró-reitorias de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e de Graduação (Prograd). Participam presencialmente do evento professores extensionistas e também coordenadores de curso e integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) da UFT.

Indicadores

Maria Santana, Bovolato, Ana Lúcia e Vânia Passos (e p/ d) na abertura do Encontro (Foto: Gihane Scaravonatti/Sucom)Maria Santana, Bovolato, Ana Lúcia e Vânia Passos (e p/ d) na abertura do Encontro (Foto: Gihane Scaravonatti/Sucom)Durante o Encontro, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maria Santana Milhomem, apresentará os indicadores que serão utilizados para que a curricularização da extensão. "A creditação da extensão é uma obrigatoriedade do Plano Nacional de Educação (PNE). Não é apenas um número, é além disso. É a discussão da oxigenação e flexibilização curricular. São outras metodologias que nós podemos utilizar para além da aula prática, que é a extensão", diz.

Maria Santana ressalta a obrigatoriedade das graduações possuírem, até 2021, no mínimo 10% de extensão no currículo e enfatiza que o encontro visa "afinar o discurso dentro de cada colegiado no sentido de compreenderem o que é extensão curricularizada e, em seguida, terem uma ideia de como os cursos podem começar a trabalhar essa experiência, tendo em vista que muitos deles já têm disciplinas extensionistas", finaliza.

• 8h15 - Mesa de abertura: Reitor, Prograd e Proex
  • 8h30 - Palestra: Inserção da extensão no currículo: o que precisamos saber?
    Palestrante: Dr.ª Raiane Severino - Unifesp
    Mediadora: Dr.ª Maria Santana Milhomem
  • 10h - Intervalo
  • 10h20 - Debate e resolutividade de problema