Página inicial > Últimas Notícias > Projeto sobre ODS recebe prêmio e iniciativa pode direcionar ações de extensão na UFT a partir de 2020
PPGDR

Escrito por Neuracy Viana (PPGDR) | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 12 Diciembre 2019 14:45 | Última actualización: Jueves, 12 Diciembre 2019 14:45

Ana Lúcia, Maria Santana, Bazzoli e Bovolato (E p/ D) - (Foto: Bárbara Maciel / Proex / Divulgação)Ana Lúcia, Maria Santana, Bazzoli e Bovolato (E p/ D) - (Foto: Bárbara Maciel / Proex / Divulgação)Os bons resultados obtidos por meio do 'Projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030', desenvolvido com acadêmicos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGD/UFT), renderam ao professor doutor João Bazzoli, coordenador das ações, a distinção de honra ao mérito, na categoria extensionista sênior. A solenidade de premiação do Edital 'Prêmio de Extensão Universitária 2019' foi realizada nessa quarta-feira, dia 11 de dezembro, na UFT.

A placa de reconhecimento e honra ao mérito foi entregue pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, pela vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros, e pela pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem. Durante o evento, a pró-reitora Maria Santana, fez referência e parabenizou o professor Bazzoli pela relevante contribuição deste trabalho para o desenvolvimento sustentável local.

As importantes contribuições do projeto acabaram inspirando debates internos institucionais, resultado em proposição acatada na I Conferência de Extensão Universitária da UFT, realizada no dia 22 de novembro, em Palmas. A proposta será levada a instâncias superiores para deliberação, podendo tornar obrigatório que as ações de extensão na universidade estejam alinhadas aos ODS a partir de 2020.

Sobre o projeto

O 'Projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030', foi desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional vinculado às disciplinas Seminários I e II, em parceria com a ONU-Habitat, Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO).

Com o objetivo de incentivar a formação de multiplicadores para o fortalecimento das ações de implementação da Agenda 2030 no Tocantins, as ações do projeto tiveram início em abril deste ano, com a preparação dos alunos da disciplina Seminário I para melhor compreensão dos ODS. Com isso, a ideia era que os acadêmicos pudessem contribuir com práticas efetivas, no sentido de incentivar a criação de medidas ousadas e transformadoras para a implementação da Agenda estabelecida pela ONU, empoderando cidadãos multiplicadores a participarem ativamente do processo.

Vinte e cinco alunos, distribuídos em seis grupos, desenvolveram projetos sobre os 17 ODS e suas 169 metas propostas pela ONU, e no segundo semestre, colocaram as ações em prática. As iniciativas que integram o 'Projeto ODS: atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030' são: Centro de Desenvolvimento na Região Metropolitana de Palmas; Desenvolvimento sustentável na escola; Energia limpa: um estudo em Palmas; Educação na Unidade Prisional Feminina de Palmas; Gestão do lixo eletrônico: uma alternativa viável; e Projeto Vozes e território: formação de assessores populares.

Os resultados práticos dessas experiências desenvolvidas pelos alunos do PPGD foram apresentadas  durante seminário integrante do Circuito Urbano 2019, no dia 25 de outubro. O evento também integrou a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), desenvolvida no Tocantins pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapto).

As ações agora serão compartilhadas por meio de relatos de experiências em um e-book que deverá ser produzido e publicado em breve.

marcador(es): PPGDR