Página inicial > Últimas Notícias > Encontro discute construção do Projeto Pedagógico Institucional até esta 4ª (27)
Inovação Pedagógica

Escrito por Caroline Falcão | Publicado: Martes, 26 Noviembre 2019 10:24 | Última actualización: Martes, 26 Noviembre 2019 16:03

Encontro ocorre no auditório do Bloco IV (Reitoria) até esta quarta-feira (27) (Foto: Samuel Lima/Sucom)Encontro ocorre no auditório do Bloco IV (Reitoria) até esta quarta-feira (27) (Foto: Samuel Lima/Sucom)

Iniciou na manhã desta terça-feira (26), o Encontro de Inovação Pedagógica, no auditório do Bloco IV (Reitoria), no Câmpus de Palmas. O evento tem como principal objetivo discutir para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documento que norteia o ensino, pesquisa e extensão na instituição e segue até o dia 27.

Para a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, a construção desse documento é o início de uma longa caminhada, sendo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e PPI documentos fundamentais para o rumo da UFT nos próximos anos. Já para o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, “essa é uma grande oportunidade de inovação acadêmica e que possamos ter uma universidade mais forte e articulada com a sociedade”, destaca.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, “temos que fortalecer essa discussão junto com a comunidade, sendo esse um dos objetivos principais deste movimento, para que a comunidade acadêmica sinta-se pertencente deste processo, e que nossa missão, visão e valores sejam discutidos e realmente representem o que nos somos, os atores desta universidade, que tem todo um reflexo não somente para o Estado, mas também para toda região norte dos país e para o mundo”, explica.

Pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, destaca importância do evento (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)O resultado dos trabalhos subsidiará a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional para potencializar a qualidade da formação na graduação e na pós-graduação da UFT, evidenciando a identidade institucional. Por meio do PPI, o colegiado organiza o projeto pedagógico do curso. Para os alunos, os efeitos são as melhorias dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho também perpassa pelas atividades dos técnicos ao orientar, por exemplo, as ações dos servidores das bibliotecas, secretarias acadêmicas e laboratórios.

Grupos de trabalho

O processo de construção do PPI ocorrerá por meio de sete grupos de trabalhos instituídos em cada câmpus. Toda comunidade acadêmica pode participar. Os interessados devem procurar a direção de seu câmpus. Conheça esses grupos:
✍GT 1: Metodologia de Ensino – Inovação pedagógica: desafios conceituais e metodológicos para o ensino e à aprendizagem; relação teoria e prática; respeito ao outro e às culturas, tecnologias educacionais.
Presidente: Ana Carmem de S. Santana.
✍GT 2: Avaliação de Cursos – Avaliação interna e externa de cursos: indicadores e critérios; avaliação por área de conhecimento.
Presidente: Clarete de Itoz
✍GT 3: Estrutura e Conteúdo Curricular - Matriz formativa; flexibilização curricular; pré-requisitos; formas de oferta de disciplinas; objetos de conhecimento – competências e habilidades (dcns); creditação da extensão.
Presidente: Eduardo Cezari
✍GT 4: Avaliação de Programas de Formação Acadêmica e Assistência Estudantil – Apoio aos alunos-ingressantes, programas e impactos na formação, avaliação da aprendizagem, tecnologias educacionais.
Presidente: Fernando S. Barros
✍GT 5: Ingresso na UFT – objetos de conhecimento; conexão educação básica e educação superior; ideal universitário e realidade da formação básica.
Presidente: Ladislau do Nascimento
✍GT 6: Egresso UFT – Formação e Mundo do Trabalho; perfil do egresso; formação profissional.
Presidente: Eduardo Simões
✍GT 7: Internacionalização – qualidade do ensino, pesquisa e extensão; desafios conceituais e metodológicos; responsabilidade social, pedagógica, econômica, cultural e política; conexão com a educação básica; objetivos; respeito ao outro e às culturas.
Presidente: Thelma Lage

Programação do Encontro de Inovação Pedagógica

Dia 26/11/2019
08h - Abertura do evento