Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro discute construção do Projeto Pedagógico Institucional até esta 4ª (27)
Início do conteúdo da página
Inovação Pedagógica

Encontro discute construção do Projeto Pedagógico Institucional até esta 4ª (27)

Escrito por Caroline Falcão | Publicado: Martes, 26 Noviembre 2019 10:24 | Última actualización: Martes, 26 Noviembre 2019 16:03

Encontro ocorre no auditório do Bloco IV (Reitoria) até esta quarta-feira (27) (Foto: Samuel Lima/Sucom)Encontro ocorre no auditório do Bloco IV (Reitoria) até esta quarta-feira (27) (Foto: Samuel Lima/Sucom)

Iniciou na manhã desta terça-feira (26), o Encontro de Inovação Pedagógica, no auditório do Bloco IV (Reitoria), no Câmpus de Palmas. O evento tem como principal objetivo discutir para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documento que norteia o ensino, pesquisa e extensão na instituição e segue até o dia 27.

Para a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, a construção desse documento é o início de uma longa caminhada, sendo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e PPI documentos fundamentais para o rumo da UFT nos próximos anos. Já para o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, “essa é uma grande oportunidade de inovação acadêmica e que possamos ter uma universidade mais forte e articulada com a sociedade”, destaca.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, “temos que fortalecer essa discussão junto com a comunidade, sendo esse um dos objetivos principais deste movimento, para que a comunidade acadêmica sinta-se pertencente deste processo, e que nossa missão, visão e valores sejam discutidos e realmente representem o que nos somos, os atores desta universidade, que tem todo um reflexo não somente para o Estado, mas também para toda região norte dos país e para o mundo”, explica.

Pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, destaca importância do evento (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)O resultado dos trabalhos subsidiará a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional para potencializar a qualidade da formação na graduação e na pós-graduação da UFT, evidenciando a identidade institucional. Por meio do PPI, o colegiado organiza o projeto pedagógico do curso. Para os alunos, os efeitos são as melhorias dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho também perpassa pelas atividades dos técnicos ao orientar, por exemplo, as ações dos servidores das bibliotecas, secretarias acadêmicas e laboratórios.

Grupos de trabalho

O processo de construção do PPI ocorrerá por meio de sete grupos de trabalhos instituídos em cada câmpus. Toda comunidade acadêmica pode participar. Os interessados devem procurar a direção de seu câmpus. Conheça esses grupos:
✍GT 1: Metodologia de Ensino – Inovação pedagógica: desafios conceituais e metodológicos para o ensino e à aprendizagem; relação teoria e prática; respeito ao outro e às culturas, tecnologias educacionais.
Presidente: Ana Carmem de S. Santana.
✍GT 2: Avaliação de Cursos – Avaliação interna e externa de cursos: indicadores e critérios; avaliação por área de conhecimento.
Presidente: Clarete de Itoz
✍GT 3: Estrutura e Conteúdo Curricular - Matriz formativa; flexibilização curricular; pré-requisitos; formas de oferta de disciplinas; objetos de conhecimento – competências e habilidades (dcns); creditação da extensão.
Presidente: Eduardo Cezari
✍GT 4: Avaliação de Programas de Formação Acadêmica e Assistência Estudantil – Apoio aos alunos-ingressantes, programas e impactos na formação, avaliação da aprendizagem, tecnologias educacionais.
Presidente: Fernando S. Barros
✍GT 5: Ingresso na UFT – objetos de conhecimento; conexão educação básica e educação superior; ideal universitário e realidade da formação básica.
Presidente: Ladislau do Nascimento
✍GT 6: Egresso UFT – Formação e Mundo do Trabalho; perfil do egresso; formação profissional.
Presidente: Eduardo Simões
✍GT 7: Internacionalização – qualidade do ensino, pesquisa e extensão; desafios conceituais e metodológicos; responsabilidade social, pedagógica, econômica, cultural e política; conexão com a educação básica; objetivos; respeito ao outro e às culturas.
Presidente: Thelma Lage

Programação do Encontro de Inovação Pedagógica

Dia 26/11/2019
08h - Abertura do evento
08h30 - PDI de 2021 a 2028: Uma grande oportunidade de Inovação Acadêmica (Prof. Dr. Eduardo Andreas Lemus Erasmo)
09h - Projeto Pedagógico Institucional: Contexto e perspectivas (Profª Dr.ª Vânia Maria de Araújo Passos)
09h30 - Projeto Pedagógico Institucional: Diálogo, compromisso e inclusão (Prof. Dr. Frank Leonardo Casado)
14h - Construção do PPI: Apresentação dos trabalhos dos GT´s
16h30 - Café

Dia 27/11/2019
08h30 - O modelo da UFLA em Governança Universitária: acertos e desafios (Prof. Msc. Adriano Higino)
14h30 - Mesa-redonda: Inovação Pedagógica e de Gestão: Desafios da UFT (Prof. Dr. Eduardo Andreas Lemus Erasmo | Profª. Dr.ª Vânia Maria de Araújo Passos)
16h30 - Café

📖 Leia mais: Comunidade acadêmica discutirá práticas pedagógicas na construção do novo PPI

registrado em:
marcador(es): Prograd,Proap,Home
Fim do conteúdo da página