Página inicial > Últimas Notícias > 5ª Sicteg começa nesta quarta (9) com inovação e tecnologia em Gurupi

5ª Sicteg começa nesta quarta (9) com inovação e tecnologia em Gurupi

Escrito por Daniel dos Santos| Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 08 Octubre 2019 12:29 | Última actualización: Martes, 08 Octubre 2019 16:19

Começa nesta quarta-feira (9), a 5ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), e segue até 11 de outubro. Desta vez, o evento será realizado no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o tema "Bioeconomia: Diversidades e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento gratuito é coordenado pelo Programa Inova Gurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi;  conta  também com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae.

Metodologicamente, a cada ano, o Sicteg é realizado de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi: Instituto Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade de Gurupi (Unirg).

Em 2018, o evento foi realizado no IFTO, e em 2017 na Unirg.

Abaixo as fotos da preparação do espaço e montagem da estrutura:

Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento traz a oportunidade de abordar e demonstrar alternativas renováveis em substituição ao uso de matérias-primas e produtos de origem fóssil no combate às mudanças climáticas.

Entre as alternativas: os biocombustíveis; demonstração de atividades e projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades, como tecnologias ambientais sustentáveis/bioconstrução; obtenção de novos bioprodutos e seus benefícios; aproveitamento de biomassa brasileira; como os seres vivos podem produzir bens e serviços possibilitando o desenvolvimento da bioeconomia da região.

Participação da UFT

Durante o evento, a UFT tem como objetivo apresentar seus cursos de graduação e produtos dos programas de pós-graduação e incubadora aos estudantes do ensino fundamental e ensino médio da região.

Além disso, a UFT integrou a apresentação de trabalhos realizados pelos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Monitoria (Pim), Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex)

Inova Gurupi

O Sicteg é uma atividade do programa Inova Gurupi que apresenta o potencial integrado na produção de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo como ação de política pública para o desenvolvimento local e regional.

“Sua principal relevância está em apresentar o potencial de Gurupi e região na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como dar acesso à população local e regional aos resultados de atividades de Pesquisa e Extensões de forma mais interativa, permitindo compreender a aplicabilidade da ciência para a vida cotidiana”, explica a professora Adriana Terra, coordenadora do Programa Inova Gurupi.

marcador(es): Gurupi,Proex,Propesq,Home