Página inicial > Últimas Notícias > Conheça produtos criados a partir de araticum, guapeva e gabiroba
UNITEC 2019

Conheça produtos criados a partir de araticum, guapeva e gabiroba

Escrito por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Martes, 01 Octubre 2019 17:19 | Última actualización: Miércoles, 02 Octubre 2019 17:22

Foto: Divulgação

Produtos elaborados a partir dos frutos araticum, guapeva e gabiroba, com foco na inserção mercadológica de frutos de alto valor nutricional, bem como agregação de valor e renda, foram desenvolvidos por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (PPGCTA/UFT), sob orientação da professora Glêndara Martins.

Os produtos serão apresentados na segunda edição da Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), que inicia nesta terça-feira (01). O objetivo do PPGCTA é desmistificar que a pesquisa é algo restrito e desenvolver uma pesquisa pensando na sociedade, na valorização da região do Tocantins e cultura. Os produtos - feitos de frutos nativos do cerrado – possuem baixo valor calórico se comparado a doces comercializados.

Para a professora Glêndara Martins, essas tecnologias vêm como um suporte tendo em vista que tanto a guapeva, o araticum e a gabiroba, como outros frutos do cerrado de maneira geral – frutos amazônicos - tem um aporte nutricional muito grande. “Então a tecnologia traz não só a formulação em si, mas a melhor forma de rotular e embalar, além de todas as informações inerentes a um produto que está pronto para ir para o mercado, que é o caso desses três produtos que vão ser inseridos, além de agregar valor e geração de renda para os pequenos agricultores familiares ou cooperativas que trabalham com esses frutos. Então a tecnologia é bem completa com um impacto social inestimável”, destaca.