Página inicial > Últimas Notícias > Conheça os Programas de Assistência Estudantil da UFT
Proest

Conheça os Programas de Assistência Estudantil da UFT

Escrito por Vinicius Venâncio | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 09 Agosto 2019 17:44 | Última actualización: Martes, 13 Agosto 2019 09:35

A Política de Assistência Estudantil da UFT é constituída por um conjunto de ações voltadas para a promoção do acesso, da permanência e do êxito dos estudantes sob os aspectos de inclusão social, da produção do conhecimento, da melhoria do desempenho escolar e da qualidade de vida. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest) é responsável pela elaboração de programas e projetos e gestão de ações de assistência estudantil, em parceria com as demais pró-reitorias.

A Assistência Estudantil tem por finalidade promover a inclusão universitária, na perspectiva da igualdade de direitos e da equidade no atendimento das demandas dos discentes, proporcionando o acesso dos estudantes à Universidade, a redução da evasão e a continuidade dos estudos a todos os alunos de graduação, incluindo igualmente os grupos em condições de vulnerabilidade socioeconômica, que historicamente estiveram à margem do direito ao Ensino Superior público.

São oferecidos aos estudantes comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica auxílios alimentação, moradia, permanência, saúde e de participação em eventos.

Auxílio Permanência

O Programa Auxílio Permanência da UFT tem como objetivo geral contribuir para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham condições de continuar seus estudos e concluir o Ensino Superior. Os auxílios financeiros oferecidos são o Auxílio Permanência UFT, Auxílio Permanência MEC, Auxílio Permanência EduCampo, Auxílio Permanência Temporário e Auxílio Permanência Temporário para Quilombolas e Indígenas.

• Auxílio Permanência UFT

O Auxílio Permanência da UFT tem por finalidade a colaboração com o aperfeiçoamento acadêmico e a permanência do estudante de graduação presencial da UFT em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da oferta de subsídio financeiro no valor mensal de R$ 400,00.

• Bolsa Permanência MEC

O Bolsa Permanência MEC é um programa do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro exclusivamente a estudantes de graduação indígenas e quilombolas de instituições federais de ensino superior. O valor atual da bolsa é de R$ 900,00.

• Auxílio Permanência EduCampo

Voltado para os estudantes dos cursos de Educação do Campo dos câmpus de Arraias e Tocantinópolis, o Auxílio Permanência EduCampo é concedido com o objetivo de subsidiar as necessidades básicas desses alunos durante o período de atividades acadêmicas presenciais, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes e prevenir a evasão ocasionada por falta de recursos financeiros. O valor mensal do auxílio é de R$ 400,00.

• Auxílio Permanência Temporário

O Auxílio Permanência Temporário é um subsídio financeiro, com prazo determinado de no máximo dois meses, concedido aos discentes de graduação em casos de excepcionalidade ou extrema vulnerabilidade socioeconômica e risco social que, por alguma questão recente e emergencial, não conseguem suprir despesas com sua permanência na Instituição. O valor mensal do auxílio é de R$ 400,00.

Auxílio Alimentação

Por meio do programa, a Universidade oferta subsídios financeiros integrais ou parciais, referentes ao valor da refeição, conforme a condição socioeconômica dos estudantes. Os câmpus de Palmas, Gurupi, Araguaína e Porto Nacional possuem os Restaurantes Universitários (RUs), que funcionam durante o período de atividades acadêmicas e atendem à necessidade dos acadêmicos.

Auxílio Moradia

Os estudantes da UFT contam com as Casas do Estudante nas cidades de Arraias, Araguaína, Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis para atender aqueles que necessitam de suporte para manter-se estudando nestas cidades. Existem ainda outras três casas exclusivas para os estudantes indígenas localizadas nas cidades de Palmas, Miracema e Araguaína mantidas pela União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit). As Casas têm capacidade para comportar cerca de 300 alunos e as seleções de moradores são realizadas pela administração de cada casa, por meio de editais próprios, observando a disponibilidade de vagas e considerando a análise socioeconômica dos candidatos.

Sistema Cubo

Para realizarem suas inscrições nos Programas de Auxílio Estudantil, os estudantes deverão acessar o Cadastro Unificado de Bolsas e Auxílios (Cubo), onde deverão ter sua análise socioeconômica deferida no Programa de Indicadores Sociais (Piso).

Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (63) 3229-4179 ou do e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. Visite a página da Proest