Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o congresso Os 100 anos da OIT
Início do conteúdo da página
oportunidade

Inscrições abertas para o congresso Os 100 anos da OIT

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Viernes, 24 Mayo 2019 10:23 | Última actualización: Viernes, 24 Mayo 2019 10:23

Entre os dias 8 e 10 de outubro será realizado no Câmpus de Porto Nacional o congresso “Os 100 anos da OIT: direitos e relações de poder nos mundos do trabalho". Os interessados em participar do evento por meio de proposições de mesas redondas já podem se inscrever submetendo as propostas até o dia 15 de julho de 2019. Não há cobrança de taxa para participação como membro de mesa-redonda. A relação com os selecionados vai ser divulgada no final de agosto no site oficial do evento.

As mesas estão previstas para serem realizadas nos dias 9 e 10 de outubro. No dia 9, há possibilidade de proposição de mesas para os turnos vespertino (14h às 17h) e noturno (19h às 22h). No dia 10, há possibilidade de proposição de mesas apenas para o turno vespertino (14h às 17h).

As propostas devem ser enviadas para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., em arquivo de Word, contendo título, nomes e e-mails dos participantes, resumo (que deve ter entre 10 e 15 linhas), cinco palavras-chave e indicação do dia e do turno da realização da mesa. Todas as propostas devem estar inseridas na temática "direitos e relações de poder nos mundos do trabalho".

O congresso é promovido pelos cursos de graduação em Relações Internacionais e em Ciências Sociais e vai trabalhar os três eixos - ensino, pesquisa e extensão. De acordo com o coordenador do evento, professor Dirceu Marchini Neto, essa é uma oportunidade ímpar de se discutir temas ligados a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e aos mundos do trabalho, exatamente no ano em que a OIT completa 100 anos de existência.

O site oficial do evento está em construção e em breve será divulgado.

Saiba mais

Fundada em 1919 como parte do Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem como objetivo promover a justiça social. Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1969, a OIT é a única agência das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores de 183 Estados-membros participam em situação de igualdade das diversas instâncias da Organização.

A OIT é responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho (Convenções e Recomendações).  As Convenções, uma vez ratificadas por decisão soberana de um país, passam a fazer parte de seu ordenamento jurídico. O Brasil está entre os membros fundadores da OIT e participa da Conferência Internacional do Trabalho desde sua primeira reunião.

Fim do conteúdo da página