Página inicial > Últimas Notícias > 46º Festejo da Abolição e VIII Seminário de Cultura Afro-Brasileira e Quilombola inicia nesta sexta (10)
ARAGUAÍNA E MURICILÂNDIA

Escrito por Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Jueves, 09 Mayo 2019 18:07 | Última actualización: Viernes, 10 Mayo 2019 09:34

Entre os dias 10 e 13 de maio, ocorre a 46ª edição do Festejo da Abolição e VIII Seminário de Cultura Afro-brasileira e Quilombola, com o tema "Protagonistas de sua História". A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é parceira nesse evento e a abertura será na Unidade Cimba (Câmpus de Araguaína). A continuidade do Festejo será realizada em Muricilândia (TO), a 65 km de Araguaína, na Comunidade Quilombola Dona Juscelina.

A programação inicia com uma mesa-redonda sobre "O papel da Universidade e o protagonismo das comunidades quilombolas", seguida da exibição do documentário "Da festa da abolição aos rastros dos Griôs", e a exposição da I Feira de Produtos Agroecológicos do Quilombo Dona Juscelina.

Durante o festejo, os participantes poderão apreciar apresentações culturais da comunidade, debates, shows, oficinas, rodas de conversa e de capoeira, entre outros.

O evento é aberto à comunidade. As ações fazem parte das atividades conjuntas de pesquisa e extensão entre a comunidade quilombola, Conselho de Griôs (CG), Coletivo Juventude Quilombola (CJQ), Prefeitura Municipal de Muricilândia, Comissão Pastoral da Terra e o Câmpus de Araguaína, por meio do PPGCult, e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território.

marcador(es): Araguaína,Home,PPGCult