Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IAC da UFT fará projeto de georreferenciamento fundiário em Arraias
Início do conteúdo da página
UFT SOCIAL

IAC da UFT fará projeto de georreferenciamento fundiário em Arraias

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Viernes, 05 Abril 2019 18:41 | Última actualización: Martes, 09 Abril 2019 18:00

O Instituto de Atenção às Cidades, da Universidade Federal do Tocantins, deverá fazer o projeto de georreferenciamento fundiário no município de Arraias. A ação foi demandada na tarde desta sexta-feira, durante reunião entre representantes da UFT e da Prefeitura Municipal, no Câmpus de Arraias. Participaram da reunião a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, do prefeito de Arraias, Wagner Gentil, a diretora interina do Câmpus, professora Adriana Demite Sthephani Carvalho e representantes do Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT).

Representantes do município de Arraias e da UFT participaram da reunião na tarde desta sexta-feira (5) (Foto: Claudomiro André/Divulgação)Representantes do município de Arraias e da UFT participaram da reunião na tarde desta sexta-feira (5) (Foto: Claudomiro André/Divulgação)
Também participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Administração, Ação Social, Educação e Chefia de Gabinete da Prefeitura de Arraias, da regional Sudeste do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), professores do Câmpus de Arraias e também do  Câmpus de Palmas - Renato Torres (Medicina), Bruno Carrilho (Engenharia Civil), Luiz Otávio (Arquitetura e Urbanismo) e Felipe de Azevedo Marques (IAC e cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica).

Para o prefeito Wagner Gentil, a reunião foi "muito proveitosa; com nosso corpo técnico e a UFT queremos transformar nossa cidade em uma cidade criativa. Muitos municípios estão buscando essa vertente, e nós termos história e tradição. Saímos satisfeitos e já demos o encaminhamento para iniciarmos o georreferenciamento fundiário. Vamos visitar in loco os locais e fazer de Arraias uma cidade arborizada, inteligente e criativa", pontua o gestor municipal.

A vice-reitora Ana Lúcia destacou a importância do encontro, enfatizando que a ação faz parte do programa UFT Social. "O Câmpus é o grande articulador da UFT Social na região Sudeste do Tocantins. E a UFT está cada vez mais cumprindo seu papel social, dialogando com os municípios e, conjuntamente, atendendo as demandas, contribuindo com o desenvolvimento das cidades e, também, do Estado do Tocantins", disse.

A diretora interina do Câmpus da UFT em Arraias, professora Adriana Demite Stephani Carvalho, reforçou a importância do papel social que a UFT exerce no sudeste tocantinense, pontuando ainda as parcerias com as prefeituras e outras entidades. "Essa parceria trará benefícios para o desenvolvimento regional, especialmente para o turismo e para a cultura. Aqui hoje pudemos observar novos olhares e possibilidades para o desenvolvimento de Arraias", disse a diretora, ressaltando a missão da UFT em colaborar para o desenvolvimento da região.

O professor Humberto Xavier de Araújo, representando o Instituto de Atenção às Cidades, disse que a reunião foi bastante produtiva. "Saímos com a solicitação formal da Prefeitura com as demandas de planejamento urbano para Arraias. Nós, da UFT, levando em consideração o programa UFT Social, estamos dispostos a trazer ciência e tecnologia para os municípios tocantinenses", afirmou.

O analista técnico do Sebrae, Cesar Augusto de Sá Moreira, enfatizou a importância da atuação da UFT no projeto ao destacar a existência de um curso de graduação que atua na área do Turismo (Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental). "Além da parte dos acadêmicos, há ainda o know-how dos docentes, que também agrega valor ao trabalho. Isso vai possibilitar o desenvolvimento de forma sustentável no município", pontuou.

Fim do conteúdo da página