Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de Cheerleading da UFT sagra-se campeã do Teco
Início do conteúdo da página
Superação

Equipe de Cheerleading da UFT sagra-se campeã do Teco

Escrito por Virgínia Magrin | Publicado: Martes, 20 Noviembre 2018 13:14 | Última actualización: Miércoles, 21 Noviembre 2018 08:00

Para quem pensa que meninas com roupas de ginástica e pompons se apresentando antes de partidas esportivas, com coreografias acrobáticas e gritos de guerra são apenas imagens comuns de filmes americanos, está enganado. A atividade expandiu e tem se tornado um esporte competitivo. Na UFT as chamadas cheerleaders (líderes de torcida) têm ganhado espaço e sendo reconhecida por isso. A Equipe de Cheerleading da Liga Sombria das Engenharias e de Arquitetura da UFT foi campeã do Torneio das Engenharias da Região Centro-Oeste (Teco), neste final de semana em Goiânia (GO).

Formada por 18 atletas/alunas das Engenharias e de Arquitetura do câmpus de Palmas o grupo da Liga Sombria treina regularmente duas vezes por semana, porém, na semana que antecedeu o evento, eles reforçaram os treinos diariamente para cumprir com o objetivo proposto pela coreografia.

Para Laise dos Santos Alves, acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos e uma das atletas do grupo esse título é um incentivo. "O nosso  esporte ainda é pouco representado no estado, e é por  isso que é tão importante para nós representarmos o Tocantins em uma competição desse  nível de visibilidade. Estamos todos muito felizes com essa conquista, e extremamente gratos a todos que confiaram em nós e nos apoiaram nessa trajetória até o ouro", comemora ela.

Desafio

Eduardo Henrique Silva de Oliveira, acadêmico do curso de Engenharia de Alimentos e treinador da equipe explicou que 2018 foi um ano muito difícil para a equipe, com muitas baixas de atletas deixando o time e o enfrentamento de problemas internos. A equipe inclusive estava aguardando um treinador de São Paulo para ajuda-los, mas enfrentaram algumas dificuldades que não permitiram essa vinda.

O fato deixou o grupo em alerta, como explica Eduardo. “Após esse incidente, ficamos muito preocupados, pois todos estavam contando com a ajuda desse treinador, já que ele possui uma bagagem profissional no esporte e iríamos aprender muito. Hoje acredito que todos os percalços contribuíram para que a equipe se unisse e desse o seu melhor na competição. Esse prêmio foi algo conquistado não só pela equipe Cheer Sombria, mas também por todos que nos acompanham e sabem por tudo que já passamos”.

Problemas superados e troféu na mão é hora de comemorar. “Eu, enquanto treinador, estou extremamente realizado. Os atletas foram todos incríveis e mostraram suas paixões pelo esporte. Por mais que sempre tivemos problemas com faltas, eu sempre busquei tentar incentivar a todos. Na hora da dificuldade, tentei não demonstrar desespero, pois sabia que se eu ficasse para baixo, todos iriam se desmotivar e meu papel na equipe era incentivar e buscar contornar todo e qualquer tipo de eventualidade”, comenta o treinador.

Cheerleading

A atividade de líderes de torcida, conhecidas como cheerleaders, nasceu nos Estados Unidos e sua expansão como esporte no mundo se deu pela emissão de competições pela ESPN Internacional e o filme, do ano 2000, Bring It On. A atividade é considerada uma atividade física, algumas vezes um esporte bastante competitivo, baseado em rotinas organizadas, normalmente durando de um a três minutos, com componentes de quedas, danças, saltos e gritos de guerra.

Fim do conteúdo da página