Página inicial > Últimas Notícias > Atletas acadêmicos conquistam prata e bronze para a UFT no Jubs de Lutas
JIU-JITSU

Atletas acadêmicos conquistam prata e bronze para a UFT no Jubs de Lutas

Publicado: Lunes, 16 Abril 2018 10:43 | Última actualización: Lunes, 16 Abril 2018 16:16

Eduardo (e) e Gabriel representaram a UFT no Jubs de Lutas, em Goiânia (Foto: Divulgação)Eduardo (e) e Gabriel representaram a UFT no Jubs de Lutas, em Goiânia (Foto: Divulgação)Os atletas de Jiu-jitsu, estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Eduardo Cortes Ribeiro Ferreira e Gabriel Emídio Siqueira,  fizeram bonito nos tatames dos Jogos Universitários Brasileiros de Lutas (Jubs de Lutas), ocorrido em Goiânia (GO), no último final de semana. Eles trouxeram uma medalha de prata e uma de bronze. As lutas ocorreram do dia 10 até dia 15 (último domingo).

A competição, que foi promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), contou com  cerca de 40 atletas representando nove estados da Federação (CE, DF, GO, PR, RJ, SC, SE, SP e TO) nas categorias masculino e feminino.

O estudante de Engenharia Florestal (Câmpus de Gurupi), Eduardo Cortes, recebeu a medalha de prata na categoria acima da que estava preparado para competir, de até 70 kg. "Eu fiquei em segundo lugar como vice- campeão brasileiro universitário, faixa azul, fora da minha categoria de peso. Eu lutei na categoria até 76 kg pois na minha categoria não teve atleta", explicou o atleta. Ele disse que a preparação para o campeonato foi de alto nível. "Eu já venho de uma rotina de campeonatos, mas meu treinador intensificou ainda mais essa rotina nesta reta final, pela complexidade do evento que requeria uma dedicação maior. Treinávamos duas vezes no dia, três horas por dia de treino. Neste momento me sinto com a sensação de dever cumprido e honrado. Neste momento agradeço a UFT pelo apoio e peço que a Reitoria invista mais no esporte", ressalta.

O outro destaque foi o atleta Gabriel Emídio, aluno do curso de Engenharia Civil (Câmpus de Palmas). Ele conquistou a medalha de bronze no Jubs de lutas - Jiu-Jitsu. No ano passado o lutador foi campeão brasileiro na mesma competição (Veja a matéria anterior). Neste ano Gabriel disputou numa categoria acima da disputada na edição passada (agora na faixa roxa, até 74kg).  "Como já previa, a faixa roxa trouxe um nível mais alto entres os atletas. Mas lutei bem páreo e acabei perdendo por pouco, faltando um minuto pra acabar a luta. Essa medalha de bronze trouxe várias experiências e aprendizados, com isso é voltar aos treinos para corrigir os erros e voltar ainda mais preparado", contou.

Confira algumas imagens dos dois competidores na disputa em Goiânia: