Página inicial > Últimas Notícias > MEC autoriza liberação de R$ 13 milhões para a UFT
GESTÃO

MEC autoriza liberação de R$ 13 milhões para a UFT

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Sábado, 07 Octubre 2017 17:23 | Última actualización: Lunes, 09 Octubre 2017 14:56

O Ministério da Educação (MEC) autorizou na última quinta-feira (6) a liberação de aproximadamente R$ 13 milhões em recursos para a Universidade Federal do Tocantins. Segundo dados confirmados pela Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proad), do total, R$ 2,080 milhões são destinados para custeio, R$ 3,5 milhões para assistência estudantil e pouco mais de R$ 3 milhões para investimento, subtotalizando cerca de R$ 8,6 milhões. Outros R$ 4,7 milhões são oriundos do do aumento do valor de limite para autorização para despesa pública (autorização de pagamento).

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, destacou a importância da liberação dos recursos para a continuidade das atividades-fim da instituição. "A Universidade tem buscado e envidado esforços no sentido de prover mais recursos, importantes para a estruturação e consolidação da UFT. Ressaltamos que é preciso unir forças e, para isto, também contamos com a efetiva colaboração de nossos parlamentares (deputados e senadores) no sentido da liberação de recursos de emendas que beneficiam a sociedade por meio da Universidade", disse.

Em nível nacional, R$ 1 bi liberado
A liberação ocorreu em nível nacional, para todas as universidades e institutos federais, e chega a R$ 1 bilhão. Desse total, R$ 558,69 milhões são referentes a recursos financeiros discricionários e R$ 449,6 milhões referem-se a um acréscimo de 5 pontos percentuais no limite para empenho do orçamento para custeio e para investimento.

Com isso, a liberação de limite para empenho para custeio e para investimento aumenta de 75% para 80%. No mês passado, o MEC já havia aumentado em cinco pontos o limite de custeio, passando de 70% para 75%.

Do total de R$ 1 bilhão, as universidades federais receberão R$ 718 milhões, dos quais R$ 406 milhões em recursos financeiros discricionários, o que corresponde a 100% do valor liquidado até o momento, e o restante corresponde a R$ 312 milhões de limite para empenho do orçamento. Já os institutos federais serão contemplados com R$ 290,3 milhões, sendo que R$ 152,2 milhões são de recursos financeiros discricionários e R$ 137,6 milhões a mais de limite para empenho do orçamento.

Segundo o MEC, desde o início do ano foram repassados para as instituições federais de ensino R$ 5,27 bilhões em recursos financeiros e R$ 7,1 bilhões de limite para empenho do orçamento, ambos discricionários. Nos últimos meses, diversas universidades federais vêm relatando dificuldades financeiras, especialmente com despesas de custeio. (Com informações da Agência Brasil)

marcador(es): Proap,Home,Proad,MEC