Página inicial > Últimas Notícias > Fórum de pró-reitores debate sobre orçamento, estratégias e indicadores até sexta
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

Escrito por Samuel Lima | Publicado: Martes, 22 Agosto 2017 18:34 | Última actualización: Miércoles, 23 Agosto 2017 03:20

Encontro terá mais de 100 participantes de instituições federais de todo o país no Câmpus de Palmas

Pró-reitor Jaasiel Lima destaca que Fórum debaterá, entre outros assuntos, a atual crise orçamentária das Ifes (Foto: Samuel Lima / Dicom)Pró-reitor Jaasiel Lima destaca que Fórum debaterá, entre outros assuntos, a atual crise orçamentária das Ifes (Foto: Samuel Lima / Dicom)Mais de uma centena de representantes de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), entre pró-reitores de Administração e de Planejamento, participarão desta quarta (23) até a próxima sexta-feira (25) da 3ª reunião do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Na pauta de discussões estão, entre outros assuntos, debates em torno da matriz orçamentária, contingenciamento de recursos para as universidades e o compartilhamento de soluções encontradas para administrar a crise orçamentária.

Mozart Neves Ramos fará a palestra de abertura do Forplad (Foto: Ivan Franchet / Instituto Ayrton Senna / Divulgação)Mozart Neves Ramos fará a palestra de abertura do Forplad (Foto: Ivan Franchet / Instituto Ayrton Senna / Divulgação)As atividades terão início ainda na parte da manhã (às 9h), no Auditório da Reitoria (Bloco IV) com o encontro "O Forplad - visão geral para novos pró-reitores", sob o comando  de Tomás Dias Sant´Ana (Coordenador Nacional), Tânia Mara Francisco (Coordenadora da Comissão de Administração), Raquel Trindade Borges (Coordenadora da Comissão de Planejamento e Avaliação) e Alda Maria Napolitano Sanchez (Coordenadora da Comissão de Modelos).

Na parte da tarde as atividades serão desenvolvidas no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), com credenciamento e abertura oficial pelos coordenadores locais do Forplad, os pró-reitores da UFT Eduardo Andrea Lemus Erasmo (Avaliação e Planejamento) e Jaasiel Nascimento Lima (Administração e Finanças), além da diretora de Avaliação e Planejamento, Michelle Matilde Semiguem Lima Trombini Duarte.

Após uma apresentação institucional da UFT pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato, ocorrerá a palestra do diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos. Ele abordará o tema "Desafios da Educação Superior no Plano Nacional de Educação (PNE) e as estratégias para atingirmos as metas". Após a palestra de Mozart ocorrerá um Relato da Comissão de Modelos e Coordenação Nacional, com Alda Maria e o coordenador nacional Tomás Sant'Ana.

Discussão orçamentária

O pró-reitor de Administração e Finanças, Jaasiel Nascimento Lima, destaca que o encontro debaterá questões atinentes à adminstração das Ifes, frente ao cenário de crise orçamentária por que passa o país. "Vamos também debater como as instituições estão fazendo para administrar essa situação; a palestra de Mozart (Neves Ramos) trará isso também - como superar os desafios de atender ao PNE e atingir metas neste cenário atual de contingenciamento orçamentário", pontuou.

O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andrea Lemus Eramo, frisou que o encontro servirá para troca de experiências entre as Ifes. "Esse encontro segue uma sequencia de estudos já tradicionais dentro dessas áreas; os grupos discutem as melhorias e possíveis mudanças e indicadores e/ou fatores que afetam a matriz orçamentária. É um momento de troca de ideias nesse momento de fase crítica que o Brasil passa". Ele pontua que haverá intercâmbio de técnicas que beneficiarão todos os envolvidos e participantes do Fórum.

Os dois pró-reitores ressaltaram a presença de um representante do Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira, quando serão abordadas questões relacionadas ao orçamento e contingenciamento de recursos. Lima explica que haverá reuniões setoriais em ambientes diferentes (Cuica e Bloco IV) para discussão de temas específicos às áreas; ao final do Fórum será elaborado um documento para aprovação em plenária.

Confira, no link abaixo, a íntegra da programação do Forplad na UFT:

Programação Forplad

marcador(es): Proap,Home,Proad,Forplad