Página inicial > Sucom > Serviços > Divulgação Institucional > Produção e veiculação de notícias

Produção e veiculação de notícias

O que é?

Apuração de informações, realização de entrevistas, elaboração de textos e publicação de notícias e informes pertinentes à Universidade Federal do Tocantins – sobre processos seletivos, eventos, serviços e oportunidades, ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, entre outras – no Portal da UFT, nos perfis e páginas @UFToficial nas mídias sociais e em outros veículos e canais institucionais de comunicação.

Quem pode solicitar este serviço?

Professores, técnicos-administrativos e alunos da UFT, e também a comunidade em geral.

Quais são os requisitos para acessar este serviço?

As pautas sugeridas devem ser de interesse público e pertinentes à Universidade; relacionadas à Instituição e a seus públicos de modo que se justifique a divulgação em espaço institucional.

Quais são os procedimentos para solicitar este serviço?

Pela internet: enviar e-mail para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. com as principais informações (o que, quem, quando, onde, como, por que) e imagens (foto, cartaz, fôlder etc.) para divulgação.

Por telefone ou presencialmente: ligar para (63) 3229-4298 ou 3229-4141, ou ir pessoalmente à Sucom (sala 14 do Bloco IV - Reitoria), e passar as informações à equipe de redação.

Para divulgar seu evento ou ação também na Rádio UFT, envie e-mail com as informações para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou entre em contato pelo telefone (63) 3229-4374.

Observações:

• Não esquecer informações básicas como local, horário, quem são os envolvidos, telefone de contato etc.
  • No caso de eventos enviar também a programação, preferencialmente em arquivo editável de texto.
  • Não é necessário que o solicitante preocupe-se em elaborar uma "notícia", com título, falas de entrevistados etc. O solicitante deve apenas passar as informações de forma objetiva, a fim de que a equipe de redação faça o trabalho de elaboração de textos e produção de notícias.

Quais são as etapas de realização deste serviço?

Recebimento e análise da sugestão: após o recebimento da sugestão de pauta, os jornalistas responsáveis verificam questões como factualidade, relevância, noticiabilidade, pertinência institucional e interesse público, bem como avaliam possíveis enfoques e formas de abordagem do assunto nos veículos de comunicação da UFT.

Produção: acolhida a sugestão, procede-se a apuração das informações, a produção/captação de imagens, se for o caso, e a elaboração dos textos. Nesta etapa, que pode ser realizada por jornalistas ou estagiários da Redação, também são feitas entrevistas - por telefone, aplicativos de conversação rápida, e-mail ou presencialmente - com as fontes relacionadas à notícia para o aprofundamento das informações iniciais.

Revisão, edição e publicação: com a redação inicial, o jornalista responsável revisa, edita e publica a notícia no Portal UFT, eventualmente em posições de destaque, a depender de critérios editoriais. A notícia também pode ser veiculada/compartilhada em outros canais, como as mídias sociais e a newsletter, ou enviada como release/sugestão de pauta à imprensa.

Quais são os prazos para a execução deste serviço?

Os prazos são variáveis de acordo com a disponibilidade de repórteres e fontes, e a factualidade dos assuntos.

Observação: Mesmo que haja disponibilidade, as notícias não necessariamente são publicadas imediatamente ao envio da sugestão de pauta. Isso porque a equipe de redação avalia o momento mais oportuno para a divulgação, considerando fatores como as particularidades de cada pauta, as outras pautas em desenvolvimento e o comportamento das audiências. Ainda assim, é importante que as pautas sejam sugeridas com antecedência, de modo que haja mais tempo hábil para a apuração e produção das notícias.

Quais são os dias e horários de atendimento deste serviço?

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Quais são os canais/mecanismos de comunicação utilizados para a solução de problemas ou sugestões?

• Presencialmente, na sala 14 do Bloco IV (Reitoria), em horário comercial;
  • Pelos telefones (63) 3229-4298 e (63) 3229-4141, em horário comercial;
  • Pelos e-mails Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. (para a equipe de redação);
  • Pelas mídias sociais, por mensagens ou comentários nos perfis e páginas @UFT oficial.

Os usuários podem, ainda, registrar manifestação na Ouvidoria da UFT, pelo Sistema e-OUV.

Setor/Subsetor Responsável

Superintendência de Comunicação / Redação