Grupo de Apoio a Estrangeiros

Gae

Quem somos?

O GAE é um grupo de apoio a alunos estrangeiros que vem à instituição para se formar ou continuar a vida acadêmica nos cursos de graduação, mestrado ou doutorado, assim como os alunos em fase estagiária ou de intercâmbio.

O GAE é constituído por estudantes e professores estrangeiros, representantes de diferentes países, e brasileiros comprometidos com os objetivos do grupo.

Missão

Fornecer o apoio necessário para a acomodação dos estudantes estrangeiros que chegam à instituição para se formar ou continuar a vida acadêmica na UFT.

Visão

Um grupo consolidado com a participação ativa de estudantes estrangeiros e nacionais na vida institucional de todos os câmpus da UFT.

1. Recepção no aeroporto: Um integrante do GAE busca os acadêmicos estrangeiros no aeroporto ou terminal rodoviário da Cidade de Palmas no dia da sua chegada.

2. Lar provisório: Acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA) acolhem os alunos estrangeiros oferecendo suas casas como lar provisório até encontrarem um lugar definitivo para morar.

3. Apoio psicológico: Reuniões conduzidas pelo psicólogo e vice coordenador do grupo, o Professor Rogério Ferreira Marquezan, são realizadas a fim de detectar e solucionar empecilhos no processo de adaptação à nova vida.

4. Conversas via Skype: Conversas prévias à viagem são realizadas visando ao esclarecimento de dúvidas e fornecimento de informações básicas sobre a Universidade e a Cidade. Para isto é necessário agendar um encontro via Skype com algum dos integrantes do GAE. Sugere-se entrar em contato com o grupo com suficiente antecedência.

5. Oficinas de português: Oficinas de português são conduzidas pela Professora Denise Gomes Alves, com o objetivo de complementar o processo de aprendizado da nova língua.

6. Confraternizações: encontros com os integrantes do GAE e demais estrangeiros são realizados para intercambiar experiências e cultura.

Observação: Para executar as ações mencionadas é necessário que cada estrangeiro preencha este formulário e o envie para o grupo com pelo menos um mês de antecedência à data da viagem.

Lina María Grajales Agudelo

Coordenadora GAE

Professora Adjunta UFT

Cartago (Valle)

Colômbia

Rogério Ferreira Marquezan

Vice-Coordenador GAE

Professor Assistente UFT

Brasília (DF)

Betzabeth Maria Pinto Salazar

Valencia (Carabobo)

Abril 2015 – Dezembro 2018

Cipriano Luis Pereira

Caió

Guné-Bissau

Abril 2015 – Outubro 2015

Denise Gomes Alves

Professora Associada UFT

Cidade de origem

Espirito Santo do Pinhal (SP)

Abril 2015 - Atual

Edwin Alexis Artunduaga Segura

Estudante de mestrado UFT

Desenvolvimento Regional

Garzón (Huila)

Colômbia

Abril 2015 – Março 2016

Genick Mbaki Masongele

Estudante de mestrado UFT

Desenvolvimento Regional

Kinshasa

R.D.Congo

Abril 2015 – Março 2016

Genilson Pereira Gama

Gestor de Tecnologia da Informação FAPTO

Açailandia (MA)

Jolene Carey Dos Santos Brito

Cidade de origem

Mindelo (Ilha São Vicente)

Cabo Verde

Abril 2015 – Dezembro 2018

Luiz Sinésio Silva Neto

Vice-Coordenador UMA

Professor Assistente UFT

Campo Grande (MS)

Márcia Schneider

Consultora GAE

Diretora DAI

Professora Adjunta UFT

Letras

Tupã (São Paulo)

Vitor Afonso Chaves Salustiano

Engenharia Elétrica

Brasília (DF)

Abril 2015 – Dezembro 2017

Acadêmicos da UMA se capacitando em espanhol, com a professora Betzabeth Maria Salazar Pinto, visando à recepção de alunos estrangeiros.

Coordenadora do GAE, Professora Dra. Lina María Grajales Agudelo, apresentando o Projeto durante o “XIV Fórum Nacional dos Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior”.

Skype: gae_cup_uft

Facebook: https://www.facebook.com/groups/gae.uft/