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Formação de Leitores envolvendo noções de Identidade, Alteridade, Diferença e Diversidades: uma análise sob o viés das interseccionalidades entre os estudos de gênero, raça e classe

Coordenador: Prof. Dr. Rubenilson Pereira de Araújo
Linha de Pesquisa: Teoria e Crítica Literária
Início: 2016

Resumo:
O tripé basilar de análise proposto nesse projeto investigativo objetiva, de maneira macro física, fomentar a pesquisa sobre a representação do sujeito idiossincrático nas categorias de gênero, raça e classe social nas políticas públicas de incentivo à formação do/a leitor/a brasileiro/a contemporâneo/a regularmente matriculado/a na educação básica e/ou superior deste país. Embutidos nesse objetivo macro, o presente projeto visa também investigar as interseccionalidades: Verificar a implementação de políticas públicas de formação de leitores nos âmbitos regional e nacional; O caráter interdisciplinar no tocante à Educação em Direitos Humanos e diversidade; As (re)configurações familiares na contemporaneidade, incluindo adoção de crianças por casais homoafetivos; O ensino da leitura do texto literário, e seu caráter interdisciplinar, abordando-o sob o viés ético, estético e político; As políticas públicas curriculares na visão pós-estruturalista, concebendo-o “não apenas como a expressão ou a representação ou o reflexo de interesses sociais determinados, mas também como produzindo identidades e subjetividades sociais determinadas” (GOODSON, 2005, p. 10); A formação docente (inicial e continuada) a respeito de conceitos fundamentais sobre as questões de igualdade de gênero, respeito às diferenças e combate ao preconceito e à discriminação, seja étnico-racial, classe ou de gênero, para, de fato, educar na e para a diversidade.

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