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A Estética Pós-colonial e os Gêneros Literários: o romance e o conto na tradição literária indiana de Língua Inglesa

Coordenadora: Profa. Dra. Cielo Festino 
Linha de Pesquisa: Teoria e Crítica Literária
Início: 2014

Resumo:
Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal discutir a estética pós-colonial a partir do estudo  dos gêneros romance e conto na literatura indiana de língua  inglesa, em contraponto com a literatura indiana pré-colonial, nas línguas vernáculas, assim como também  outras manifestações literárias pós-coloniais considerando que os gêneros literários mostram as características constitutivas da sociedade a que eles pertencem, e que cada época  histórica tem um sistema de gêneros do discurso, conveniente à sua própria ideologia. Nesse contexto, propomos estudar o romance indiano de língua  inglesa como sendo o resultado do processo de indigenização desse gênero,  levado ao  subcontinente pelos ingleses como um discurso de colonização e logo apropriado pelos indianos como um discurso de resistência,  e  o  conto indiano de língua inglesa a partir da relação entre o katha, já presente na tradição literária indiana pré-colonial e levado ao Ocidente pelos Orientalistas, e o short story característico da tradição literária  inglesa. Entendemos que estudar os gêneros literários segundo têm sido re-escritos pelas diferentes tradições pós-coloniais, neste caso a indiana, implica reconsiderar o conceito do literário, conforme tem sido desenvolvido por essas culturas, em um momento em que o pós-colonialismo tem revolucionado a concepção da literatura. A imaginação pós-colonial, com suas temáticas próprias, suas novas cadências linguísticas (suas formas de “Rotten English”), sua sintaxe singular, sua estrutura narrativa característica, suas formas retóricas  singulares, o que  deriva do fato de ter eliminado barreiras entre o que se considerava como arte “com maiúscula” (High Brow Art) ou arte popular (Low Brow Art), criou um novo paradigma estético e impôs uma nova maneira de entender o literário e de ler o cenário contemporâneo.

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