Página inicial > PPGLetras > Links > Arquivos > Não Categorizado > Vestimentas, Trajes, Fantasias e Moda: designs geográficos

Vestimentas, Trajes, Fantasias e Moda: designs geográficos

O projeto tem como tema as espacialidades das vestimentas, trajes, fantasias e moda.  Serão consideradas as manifestações espaciais nas corporeidades, nas paisagens, nos territórios e nos lugares, bem como em redes de produção, marketing e consumo. Note-se que o vestir é um tema bastante explorado em diferentes ciências humanas, mas, no campo da Geografia, excetuando-se o viés econômico, as discussões ainda são escassas. Embora este viés seja também contemplado na atual proposta (principalmente no que se refere ao enfoque das redes de produção, propaganda e consumo), a pesquisa não se limitará a isto, pois se pretende relevar ainda aspectos sócio-espacias, estéticos, políticos, existenciais, entre outros. Sugere-se que vestimentas, roupas, trajes, indumentárias, fantasias e moda se espacializam, em princípio, na escala da corporeidade, demonstrando relações ambientais, identitárias e culturais (proteção, conforto, gênero, orientação sexual, classe, pudor, status, ostentação, etc.). Para além disso, o corpo “vestido”, quando presentificado em espaços públicos ou privados, ou exibido em redes virtuais, oferece possibilidades de leituras das paisagens, seja considerando-se as influências predominantes de elementos naturais (interações com tempo, clima, praias, desertos, etc.) ou culturais (referenciais étnicos, religiosos, “tribais”, cerimoniais, etc.); dos territórios e de territorialidades (a exemplo do que ocorre em Paradas LGBTQI e militares, shopping centers, eventos de fetiches, escolas, templos religiosos, etc.); e dos lugares relacionalmente constituídos (loci afetivos). O vestir transcende a mera necessidade básica de proteção e assume significados simbólicos espacializados como um texto no qual está em questão o quê, o porquê e o como o corpo se mostra neste ou naquele “espaço” e "situação".

Disciplinas ligadas ao projeto:

• Turismo e Questões de Gênero.

Período de realização do projeto:

2020- em andamento