Página inicial > Pesquisa > Redes de Pesquisa > Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha (Rebol)

Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha (Rebol)

Rebol

Sobre a Rede

A Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha / International Researchers Network for Bologna (Rebol) foi criada como instrumento facilitador e promotor de pesquisas, além de produzir, articular e socializar conhecimentos de pesquisadores de diferentes países, objetivando ampliar e aprofundar experiências em pesquisa com foco no Processo de Bolonha.

Assim, esta Rede, de abrangência interinstitucional e transnacional, investiga temas sobre o Processo de Bolonha e sua aplicabilidade nos processos de formação.

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital Universal nº 14/2014 -, a Rebol iniciou suas atividades e a divulgação de seus objetivos com a finalidade de mapear e congregar os pesquisadores afetos à temática.

A Rebol tem como objetivos:

1. Congregar professores e pesquisadores universitários das diversas áreas das ciências no Brasil e em outros países, em especial nas áreas impactadas diretamente pelo Processo de Bolonha;
  2. Estimular intercâmbios de conhecimentos e oportunizar espaços de mobilidade entre as instituições participantes da Rede, envolvendo alunos e professores pesquisadores;
  3. Contribuir para ampliar o processo de reflexão sobre a União Europeia, promovendo, cursos e seminários, estimulando a realização de estudos e pesquisas sobre temáticas emergentes nas áreas com foco no Processo de Bolonha;
  4. Promover espaços de debates e publicação de livros, artigos e outras formas de divulgação.

Como aderir

Pesquisadores, pós-graduandos e núcleos e/ou grupos de pesquisa podem aderir à Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha / International Researchers Network for Bologna (Rebol). A proposta da rede é aproximar quem estuda o Processo de Bolonha, promovendo a cooperação e o aprofundamento das reflexões em torno da temática.

Linhas de Pesquisa

A Rebol possui linhas de pesquisa que se constituem em eixos de trabalho, a saber:

Eixo 1 - Processos formativos: ensino e aprendizagem pós-Bolonha: O eixo prioriza estudos e pesquisas com enfoque no ensino e na aprendizagem, sobretudo desenvolvidos após a implantação do Processo de Bolonha nos países.

Eixo 2 - Políticas de formação e de ensino: estudos de implantação/implementação do Processo de Bolonha: O eixo prioriza o estudos das políticas públicas desenvolvidas antes, durante e pós-Bolonha, com foco nos ajustes necessários para implementação do processos nos países participantes.

Eixo 3 - Bolonha na era dos Blocos Regionais (Brics, CPLP/Palops, Mercosul e União Europeia): O eixo debruça-se sobre as questões da internacionalização, com foco nas relações da União Europeia com os demais blocos regionais, as estratégias e necessidades para consolidação da proposta de Bolonha.

Eixo 4 - Tecnologias da Informação e da Comunicação Digitais: produtos e processos: O eixo discute e pensa como as tecnologias da informação e comunicação, pós advento da internet, têm direcionado seus produtos e processos para o fortalecimento da midialização. Também se analisam os formatos e modos de mediação tecnológica após a implantação do Processo de Bolonha.

Integrantes

A Rebol constitui-se, atualmente, de pesquisadores de 22 universidades, a saber:

• do Brasil:  UFT, Unesp, UFPB, Unicamp, UFBA, UFU, UEG, UEMT, USP, UTFPR, Unioeste;
  • de Portugal: Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade Técnica de Lisboa, Universidade do Porto, Instituto Politécnico da Guarda, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, e  Universidade do Minho;
  • da Espanha: Universidade de Valladolid;
  • da Inglaterra: University College London;
  • de Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane;
  • de Cabo Verde: Universidade de Cabo Verde.

Repositório Rede Bolonha

É um espaço para publicização das pesquisas, artigos, relatórios oficiais e técnicos, papers, dentre outros, sobre o Processo de Bolonha. Sediado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), esse é um espaço em constante construção, onde pesquisadores e núcleos e/ou grupos de pesquisa divulgam suas produções.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (Sindi Bolonha)

Espaço virtual de ensino e aprendizagem destinado a mediação de temáticas entre e para os participantes da rede. O espaço é destinado à criação de cursos de aprofundamento e divulgação de pesquisas.

Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Núcleo de Pesquisa e Extensão “Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino” (Opaje UFT)

Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior

E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

registrado em: ,