Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inovação Tecnológica - NIT > Mais > Perguntas Frequentes > O que é e qual a importância da busca de anterioridade?
Início do conteúdo da página

O que é e qual a importância da busca de anterioridade?

A busca de anterioridade pode ser definida como uma atividade de pesquisa sobre informações tecnológicas que atestem/comprovem a inexistência de produto, processo ou melhoria idêntica ao objeto de pedido de patente ou registro que se deseja proteger. Tal pesquisa deve ser ampla e deve abranger tanto a pesquisa bibliográfica, quanto a busca em bancos de dados de patentes.

Consiste em uma atividade importante, pois ao solicitar um pedido de patente ou registro o órgão competente realizará uma busca de anterioridade em âmbito nacional e internacional visando aferir se a matéria reivindicada já fora revelada no estado da técnica ou por meio de conhecimento tradicional, fato que elimina o requisito da novidade, imprescindível para concessão da carta patente. Está disponibilizada no site uma lista de links de bancos de dados de patentes nacionais e internacionais.

Fim do conteúdo da página