Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cultura

Escola de Música da UFT promove noite de arte e cultura nesta quinta-feira (08)

Uma noite para apreciar arte, cultura, sonoridade e muitas boas memórias é o convite que a Escola de Extensão de Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), traz para esta quinta-feira (08). A programação faz parte da Mostra Didática de Música dos alunos da Escola que será realizada no Auditória Cuica, a partir das 19h30, aberta à comunidade.

Desde o início do segundo semestre deste ano, o Projeto que compõe as atividades da Escola vem oferecendo aulas de bateria, contrabaixo e elétrico, flauta transversal, piano popular, saxofone, trombone, trompa, trompete e violão. A  primeira edição da Mostra vai apresentar parte do que os alunos aprenderam durante as aulas.

Para o coordenador do Projeto, Bruno Barreto Amorim, a Escola tem criado conexões musicais potentes e oferecê-las ao público, através da Mostra, será uma oportunidade de dividir as habilidades e os talentos que a Escola dispõe.  "Já é possível notar muita qualidade em nossos alunos. O trabalho que vem sendo feito pela equipe de professores é de muita competência, pois são apaixonados pela arte. O público que comparecer na Mostra poderá conferir de perto a conexão dos artistas”, acredita o professor.

A Mostra contará, ao todo, com 12 apresentações.

Para a pró-reitora de Extensão e coordenadora do Projeto, professora Maria Santana, além de lazer e cultura, a Mostra de Música será uma excelente oportunidade para que famílias conheçam a potente diversidade cultural que a Universidade está ajudando a formar.

O projeto que tem a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) vem revelando novas sonoridades, realizando encontros musicais elevados e conectando artistas e públicos de diferentes partes do Tocantins.

 

Gestão de Cultura nas universidades é tema da palestra de abertura do último Fórum de Cultura da UFT

 A UFT vêm realizando uma série de Fóruns temáticos em todos os Câmpus com a proposta de embasar a construção do Plano de Cultura da instituição, que será criado por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Proex), com a participação dos sete câmpus da Universidade. Hoje pela manhã, no Cuica, Palmas, foi iniciado o ultimo evento desta série. A programação, organizada pela Direção do Câmpus contou com a palestra de abertura sobre "Gestão Cultural nas universidades: desafios e possibilidade", ministrada pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Thérèse Hofmann.

Mesa de abertura do Fórum de Cultura do Câmpus de Palmas (Foto: Elini Oliveira/DicomMesa de abertura do Fórum de Cultura do Câmpus de Palmas (Foto: Elini Oliveira/Dicom

Thérèse falou sobre Gestão Cultural (Foto: Elini Oliveira/Dicom)Thérèse falou sobre Gestão Cultural (Foto: Elini Oliveira/Dicom)Em sua fala Thérèse  relembrou que esteve na UFT durante a implantação da instituição e que se sentia feliz em notar a  evolução da universidade ao longo desses anos. Sobre o tema de Gestão Cultural, a palestrante apresentou os problemas que são comuns em todas as universidade federais do país e apresentou possibilidades de "driblar" essas adversidades. "Sabemos que estamos vivendo momentos conturbados quanto a corte de verbas e é neste momento que devemos pensar em soluções cada vez mais criativas para que o trabalho cultural continue", explica.

No período da manhã estiveram presentes para a palestra professores, alunos e fomentadores da cultura palmense  e também interessados em ouvir e fazer parte da construção do Plano de cultura da UFT. Dentre os presentes estava o aluno do curso de Artes/Teatro e também pesquisador do Grupo de Pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (Conac), Thiago Rodrigues Cassiano. Ele comenta que o evento é uma oportunidade de conhecimento para todos. "Com essa proposta de programação nós alunos, pesquisadores e futuro fomentadores da cultura podemos ter uma noção das ações e planejamento que a universidade possui e busca em relação a cultura e além disso podemos participar desse momento de criação", conta

Thiago (de óculos) veio acompanhado  dos colegas de curso (Foto: Elini Oliveira/Dicom)Thiago (de óculos) veio acompanhado dos colegas de curso (Foto: Elini Oliveira/Dicom)

O evento continua no período da tarde com o Grupo de Trabalho de Palmas (GT) que irá diagnosticar as ações e agentes realizadores nas diferentes áreas temáticas e linguagens e além disso, debater o suporte necessário para viabilizá-las, bem como as linhas estratégicas  que devem serem seguidas. Todas as discussões dos sete câmpus serão entregues a Proex que irá apresentá-lo futuramente com as sugestões de todos.

Fim do conteúdo da página