Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cuica

Encontro do Projeto EducaTO acontece nesta quinta (18) na UFT

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO) juntamente com a Rede Colaboração Tocantins (RCT) promovem, a partir desta quinta-feira (18), o primeiro encontro de orientadores de estudos e supervisores municipais do Projeto EducaTO.

O Encontro Presencial dos Módulos I e II ocorre de 18 a 20 de janeiro, no auditório do Cuica da UFT (Câmpus de Palmas) e tem como objetivo aprimorar a gestão pedagógica para o fortalecimento da aprendizagem de estudantes da educação básica no estado do Tocantins.

O evento ofertará oficinas pedagógicas da Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação do Campo, Indígena e Quilombola (turmas multisseriadas). A intenção é promover um momento formativo de interação, reunião técnica, oficinas pedagógicas e desenvolvimento de metodologia de acompanhamento e monitoramento.

Sobre a RCT

A Rede ColaborAção Tocantins (RCT) foi constituída, no início da pandemia da Covid-19, por representantes de instituições presentes no Estado do Tocantins, com responsabilidade legal e social de promover e garantir educação pública, de gestão pública, laica, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada, sendo, a UNDIME – Seccional Tocantins, o Ministério Público do Tocantins, a Universidade Federal do Tocantins e a Associação Tocantinense de Municípios. Este ano, 2023, passou a contar com a Secretaria de Estado da Educação.

A partir de 2020, a RCT assumiu o compromisso de proporcionar às redes e sistemas municipais de ensino/educação do Estado do Tocantins formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação, visando a constituição e institucionalização efetiva da autonomia municipal no planejamento e implementação de suas políticas públicas educacionais, baseado no regime de colaboração e no pacto federativo, com a finalidade precípua de melhorar os processos de gestão e prática pedagógica, tendo como foco o fortalecimento das aprendizagens face o enfrentamento da crise educacional agravada pela pandemia.

O Projeto EducaTO/RCT tem o compromisso de promover formação continuada de professores que atuam na pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental e turmas multisseriadas de escolas do campo, indígena e quilombola, na perspectiva dos processos de gestão e práticas pedagógicas para o fortalecimento da aprendizagem, bem como em desenvolver metodologia de acompanhamento e monitoramento específica para o Processo de Gestão Pedagógica.

Por Gabriela Cardoso Carneiro

Fim do conteúdo da página