Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > Administração Pública
Início do conteúdo da página

Administração Pública

Matrícula para os aprovados no Mestrado Profissional em Administração Pública iniciam nesta sexta (14)

Iniciam, nesta sexta-feira (14), as matrículas para os aprovados na seleção ao Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap). Ao todo, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferece 10 vagas, sendo sete para servidores da instituição e três para ampla concorrência.

As matrículas seguem até o dia 20 de outubro, e devem ser feitas, pessoalmente, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Câmpus de Palmas, das 8h30 às 11h30. O edital da convocação da matrícula pode ser acessado aqui.

O Mestrado Profissional em Administração Pública é mais uma pós-graduação para qualificação e aperfeiçoamento dos servidores da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Aula inaugural

No dia 28 de outubro, às 17h, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Câmpus de Palmas da UFT, ocorre a Aula Inaugural do Profiap para os alunos aprovados e demais interessados. Na ocasião, estará presente o professor Armindo dos Santos Teodósio da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) que palestrará sobre "Pareceria Intersetoriais entre Estado, Sociedade Civil e Empresas".

Fonte: Currículo Lattes/ CNPq

 

Mestrado Profissional em Administração Pública da UFT participa de Encontro Brasileiro de Administração Pública

O Mestrado Profissional em Administração Pública - Profiap da UFT participará do X Encontro Brasileiro de Administração Pública – EBAP, que ocorrerá em Brasília – DF, nos dias 05 a 07 de junho de 2023.

Cinco mestrandos e dois docentes tiveram seus artigos aprovados e irão apresentar trabalhos científicos na temática do evento “Inovação em Administração Pública é criar valor para a sociedade”. Confira abaixo:

 

GT 1 – Transparência, Accountability e Participação

Artigo: Orçamento Participativo de Palmas - TO: Uma Análise quanto a sua efetividade de execução entre 2006 e 2022

Mestrandos: Adriana Barbosa Moura e José Augusto Rodrigues Santos Júnior

Orientador: Prof. Dr. Delson Henrique Gomes

 

GT 3 – Gestão de Organizações Públicas

Artigo: A inteligência de negócios aplicada à gestão de estágios supervisionados na Universidade Federal do Tocantins

Mestrandos: Adriana Barbosa Moura

Orientador: Prof. Dr. Vinícius Souza Ribeiro

 

GT 9 – Planejamento, Controle e Finanças no Setor Público

Artigo: Cortes no Orçamento Público: um estudo acerca dos efeitos na capacitação de servidores da Universidade Federal do Tocantins

Mestrandos: Alana Alves Caminha, Denise Silva Aguiar e Maurício Martins Costa

Orientador: Prof. Dr. Delson Henrique Gomes

Mais informações sobre o evento você confere em https://sbap.org.br/ebap2023/

Mestrado Profissional em Administração Pública divulga resultado final do exame nacional de acesso

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – Profiap torna público o Resultado Final do Exame Nacional de Acesso (ENA) para o semestre 2023/2. Confira.

A UFT teve duas vagas remanescentes (1 vaga para servidor da UFT e uma vaga para Comunidade em Geral).

Todos os editais do Profiap podem ser conferidos  na página do Programa.

Professores e Mestrandos da UFT participam do 1º Congresso Internacional e 2° Congresso Nacional de Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP

O 1º Congresso Internacional e 2° Congresso Nacional de Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP, evento que começou sua programação na quinta-feira (24) e seguiu até a sexta (25), em Maceió, no estado de Alagoas, foi realizado pela equipe do Comitê Gestor Nacional e de profissionais que coordenam o Mestrado profissional em Administração Pública (Profiap) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As atividades foram promovidas das 8h às 19h, com debates de diversos temas, como cidades sustentáveis e inteligentes, economia circular, produtos tecnológicos, governança colaborativa, entre outros. O tema central é Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade aplicadas à Administração Pública.

A organização acredita que a abordagem da temática, deve estreitar o relacionamento entre as universidades associadas, divulgar os trabalhos realizados no Mestrado Profissional em Administração Pública, além de desenvolver uma rede internacional que discuta a administração pública e fortaleça o trabalho dos docentes e discentes do PPROFIAP.

Segundo o professor da UFT, coordenador geral do evento e diretor acadêmico da Rede Nacional PROFIAP, George Brito, o evento é mais um espaço de discussão de temas científicos no âmbito da Gestão Pública. “O foco é fomentar e abrir novos caminhos para a área de Administração Pública. Com a variedade de temas como as novas tecnologias na área pública, inovação, federalismo nas políticas e finanças públicas, entre outros temas emergentes, o público presente terá a oportunidade de debater assuntos atuais da área”, observa.

O Congresso contou com a participação de 318 pessoas inscritas, 197 trabalhos submetidos, 166 trabalhos aprovados para apresentação, 9 palestras, sendo 4 internacionais e 5 nacionais e 15 Grupos de Trabalhos (GTs) de discussão.

Da UFT, além do professor George Brito, participaram a professora Suyene Rocha, o servidor Adriano Castorino e os mestrandos do PROFIAP Alana Alves, Maurício Costa e Denise Aguiar.

 

PROFIAP

O Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - Mestrado Profissional em Rede Nacional - (Profiap) foi criado em 2013 por um grupo de trabalho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e aprovado pela Capes em 2014.

A missão do curso é formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade.

Fim do conteúdo da página