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Programa de Formação Docente Continuada (Profor)

Profor

Apresentação

A formação docente continuada constitui uma ação prioritária de gestão acadêmica, na medida em que a complexidade das relações atinentes ao processo ensino-aprendizagem expressa um dos maiores desafios ao professor do magistério superior. Sob esta perspectiva, em 2010, foi realizado o I Seminário de Estudos Pedagógicos e Institucionais, com o objetivo de introduzir a temática da formação docente continuada e sua importância, a partir do fortalecimento dos cursos de graduação e da valorização da dimensão interdisciplinar.

Em 2012, o evento foi novamente realizado, chegando à sua terceira edição em 2013, o qual evidenciou o crescente interesse da comunidade docente da UFT por momentos em que as dúvidas e angústias do cotidiano acadêmico pudessem ser expostas e debatidas. 

Tornava-se, pois, cada vez mais contundente a necessidade de se implantar uma política de formação docente continuada. Neste sentido, a Prograd instituiu, em 2014, o Programa de Formação Docente Continuada (Profor), com o objetivo de torná-lo parte integrante da política educacional da instituição, bem como uma atividade acadêmica voltada para a progressão na carreira docente. 

Concebido como um programa permanente, o Profor pretende contribuir para a difusão de uma prática pedagógica reflexiva, a partir da construção de um diálogo aberto e profícuo entre docentes, acadêmicos e a gestão do ensino superior na UFT.

 

Objetivos

  • Estimular o processo de reflexão crítica do docente na e sobre a prática pedagógica, buscando caminhos para a construção de uma aprendizagem significativa;
  • Incentivar trocas de experiências e projetos que agreguem docentes e cursos, favorecendo à interdisciplinaridade;
  • Respeitar as especificidades de cada curso e suas distintas relações com o processo ensino-aprendizagem;
  • Incluir as discussões inerentes ao exercício da profissão docente no debate do processo ensino-aprendizagem;
  • Proporcionar ao professor conhecer a dinâmica acadêmica e administrativa da instituição, apoiando e facilitando as ações e tomadas de decisões que permeiam a rotina do ensino de graduação.

Legislação

À luz da legislação vigente, o Programa de Formação Docente Continuada (Profor) busca atender as recomendações da Lei Federal nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu art. 63, inciso III, o qual estabelece que as instituições formativas deverão manter “programas de formação continuada para os profissionais de educação dos diversos níveis”; bem como o art. 67, inciso II, cujo conteúdo expressa que os sistemas de ensino deverão promover aperfeiçoamento profissional continuado.

Curso de Formação

Em 16 de outubro de 2014, por ocasião do lançamento do Profor, a Prograd realizou o Curso de Formação “O Ensino de Graduação: por uma prática reflexiva”, estruturado em dois Módulos e ofertado nos Câmpus de Palmas e Araguaína. Cada Módulo foi concebido a partir de uma Conferência de Abertura e duas Mesas Redondas, a fim de criar um importante fórum de debates e exposição de ideias sobre relevantes temas da área da educação. Além disso, foram propostas atividades aos participantes que buscassem fortalecer a atuação integrada dos professores junto aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos Cursos de Graduação.

Para este primeiro Curso de Formação, finalizado em 30 de janeiro de 2015, os docentes em estágio probatório constituíram o público alvo prioritário. A partir de 2015, o Curso de Formação destinar-se-á prioritariamente ao docente ingressante no magistério superior da UFT, embora permaneça extensivo a toda comunidade acadêmica.

Certificado 

O participante do Curso de Formação Docente Continuada receberá um Certificado  no qual constará a Carga Horária efetiva, isto é, aquela comprovada pela freqüência nas atividades. Trata-se de um Curso de Aperfeiçoamento, com Carga Horária total de 60h. O certificado será enviado para o Câmpus onde o professor participante encontra-se lotado. No caso dos professores lotados no Câmpus de Palmas, deverá ser retirado na Prograd, Bloco IV, Sala 219.

Editais

Outra ação permanente diz respeito aos Editais de apoio a eventos cuja proposição esteja relacionada à formação continuada dos professores da UFT. A partir das demandas específicas dos Cursos/Câmpus da UFT, a Prograd apoiará as propostas mediante concessão de passagens aéreas e diárias para palestrantes.

Esta ação encontra-se em fase final de elaboração e sua implementação deverá ocorrer no segundo semestre de 2016.

Calendário de Atividades

Abril de 2016 – II Curso de Formação Docente Continuada (data a ser confirmada).

Agosto de 2016 – Lançamento do Edital de Apoio à realização de eventos relacionados à formação docente continuada (data a ser confirmada).

Perguntas Frequentes

A participação do professor em estágio probatório no Curso de Formação Docente Continuada é obrigatória? Não. No entanto, a Carga Horária de 60h do Curso de Formação poderá ser utilizada para fins de comprovação dos requisitos exigidos pela CAV (Comissão de Avaliação), no âmbito do período de estágio probatório. 

Por que o professor do magistério superior, de modo geral, deve participar do Curso de Formação Docente Continuada? O objetivo da Prograd é conscientizar o professor, sobretudo aquele que está  iniciando a carreira no magistério superior (não raro ainda muito jovem, na faixa dos 30 anos de idade), sobre a complexidade do ensino de graduação e, por isso, da necessidade de se buscar uma formação permanente, independente da área de atuação. Afinal, embora as formações sejam as mais diversas (Medicina, Engenharia, Administração, Zootecnia, Arquitetura, Pedagogia etc.), o cargo em questão (e objeto do concurso no qual obteve aprovação) diz respeito à docência no magistério superior. Além disso, faz-se necessário rever um pensamento extremamente prejudicial ao fortalecimento do ensino de graduação, qual seja, de que o término do curso de doutorado representa o fim da “vida de aluno” para o professor.

Os professores efetivos podem participar do Curso de Formação? E os servidores técnico-administrativos? Sim. O Curso é extensivo a toda comunidade acadêmica da UFT. A Prograd apenas define o público-alvo prioritário, a fim de subsidiar as ações específicas de planejamento.

Quem pode solicitar diárias para participar do Curso de Formação? Após a divulgação do local (ou locais) onde o Curso de Formação será realizado, os professores definidos como público-alvo prioritário poderão solicitar o benefício, desde que estejam lotados em outro Câmpus, distinto ao(s) do(s) local(is) de oferta do Curso de Formação.

Contatos

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFT)
Diretoria de Programas Especiais em Educação (DPEE)

Setor de Aperfeiçoamento Docente e Discente
Programa de Formação Docente Continuada (Profor)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco IV, Sala 219
Palmas/TO | 77001-090

Telefone: (63) 3232-8171
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Site: www.uft.edu.br/profor

Responsável: Thiago Ramos Machado

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