Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Canguçu > Localização
Início do conteúdo da página

Localização

 

O Centro de Pesquisa Canguçu (CPC) está localizado no município de Pium, sudoeste do Estado do Tocantins, centro-oeste do Estado do Tocantins,  a 246 Km de Palmas (Coordenadas: latitude 9°58'45.31S; longitude 50°2’12.44ºO) às margens da Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo.

O Centro de Pesquisa Canguçu está anexado à Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Canguçu e faz parte de um complexo de áreas protegidas que integram o Parque Estadual do Cantão, o Parque Nacional do Araguaia e a área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão. Juntas formam o corredor ecológico Araguaia-Bananal um dos sistemas naturais mais ricos em biodiversidade do país. 

A região é marcada ainda por seu aspecto sócio-cultural com o Parque Indígena do Araguaia que reúne diversos povos indígenas como os Carajás, Javaés, Tapirapés, Tuxás e Avá-canoeiros. Economicamente, o entorno da ilha do bananal, é um dos maiores polos de agricultura irrigada da região norte onde se destacam a produção de arroz, soja, melancia e a pecuária extensiva. A agricultura familiar também é destaque na região que congrega um grande número de assentamentos rurais estaduais e federais.

Fim do conteúdo da página