Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Canguçu
Início do conteúdo da página

 

O Tocantins compartilha em seu território dois dos biomas com maior biodiversidade do planeta, o Cerrado e a Amazônia. Esses biomas, tão peculiares e contrastantes, contribuem para fazer do Tocantins uma terra de potencialidades inestimáveis.

A implementação de ações voltadas para conhecer e difundir o conhecimento científico, cultural e ambiental do Cerrado e da Amazônia é fundamental para o futuro da Universidade Federal do Tocantins e para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Historicamente, a UFT vem investindo no ensino, pesquisa e extensão em sintonia com as especificidades da Amazônia Legal, demonstrando, sobretudo, o compromisso social da Instituição, sendo definidas cinco áreas prioritárias de atuação: Identidade, Cultura e Territorialidade; Agropecuária e Meio Ambiente; Biodiversidade e Mudanças Climáticas; Educação e Fontes de Energia Renovada. Estas cinco áreas prioritárias convergem e se encontram no Centro de Pesquisas Canguçu, um local com características únicas em nível regional, nacional e internacional com potencialidades que atendem plenamente a Missão da Universidade Federal do Tocantins, qual seja “formar profissionais cidadãos e produzir conhecimentos com inovação e qualidade que contribuam para o desenvolvimento socioambiental do Estado do Tocantins e da Amazônia Legal”.

O Centro é mantido em parceria com o Instituto Ecológica, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) brasileira pioneira na área de mudanças climáticas, fundada em 2000, que, nos últimos anos, contribuiu para a redução de emissões em nível local através da promoção do uso de energias renováveis, reflorestamento e capacitação de famílias e profissionais na região do entorno da Ilha do Bananal. Saiba mais no site do Instituto.

Fim do conteúdo da página