Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Araguaína > Município
Início do conteúdo da página

Município

Os primeiros habitantes da região foram os índios Karajás que viviam do plantio das ricas terras da região e da pesca no rio Araguaia. Os primeiros colonizadores a chegar à região foram a família de João Batista da Silva, que se firmaram no local e fundaram um povoado denominado Livre-nos Deus, por causa da grande quantidade de índios e animais selvagens.

Em 1925, chegaram novas famílias para o povoado, que passou a se chamar Lontra. Os novos moradores construíram a Capela do Sagrado Coração de Jesus e todo ano no dia 24 de junho havia uma festa na cidade.

Em 08 de outubro de 1948, Lontra passou a pertencer ao Município de Filadélfia e passou a se chamar Povoado de Araguaína. Em 1953, Araguaína tornou-se distrito e se desmembrou de Filadélfia cinco anos depois. Em 14 de novembro de 1958, tornou-se município

Localizado na região Norte do Tocantins, a 350 km de Palmas, o município de Araguaína conta com aproximadamente 150 mil habitantes, segundo dados do IBGE 2010.

Araguaína é chamada de a "Capital do Boi Gordo", uma vez que uma das principais fontes de renda é a criação de gado. Araguaína também é reconhecida como a "Capital Universitária do Tocantins", o que é justificado pelo grande fluxo de estudantes no município.

Destaca-se na pecuária e como centro comercial dos municípios circunvizinhos. Na área tecnológica, são desenvolvidas pesquisas que contribuem com a área de produtividade animal e estudos sobre identidades locais.

Saiba mais sobre o município acessando a página da Prefeitura de Araguaína.

Fim do conteúdo da página