Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acesso à Informação > Receitas e Despesas > Não Categorizado > Restauro, armazenamento e manutenção de acervos museológicos
Início do conteúdo da página

Restauro, armazenamento e manutenção de acervos museológicos

O projeto de pesquisa Restauro, manutenção e armazenamento de acervos museológicos, com início em Abril de 2020 e atualmente em andamento, envolve teoria e prática em procedimentos e técnicas de restauro, higienização, manutenção e armazenamento de objetos que compõem acervos museais. Ele teve seu início em 2018 e acontece nos ambientes da UFT – Câmpus Arraias e do Museu Histórico e Cultural de Arraias - MHCA.

O objetivo geral do projeto é desenvolver e aplicar técnicas e procedimentos de restauro, higienização, manutenção e armazenamento de acervos museológicos em museus pequenos, visando a preservação, valorização e divulgação do patrimônio cultural material e imaterial.

Desde o começo são desenvolvidas várias ações, tais como: atividades de pesquisa e atividades de formação teórica e prática que contribuam para preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial do município de Arraias e do Tocantins, tendo o MHCA como espaço difusor das ações de preservação do patrimônio, tanto para a comunidade como para os turistas. A partir dos resultados alcançados pela pesquisa, o projeto também oferece atividades voltadas à educação patrimonial, abertas a toda a comunidade.

 

Disciplinas ligadas ao projeto:

  • Museu e Museologia;
  • Sistemas de Comunicação e Informação do Turismo;
  • Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos;
  • Antropologia Cultural e do Turismo;
  • Gestão das Cidades e Patrimônio Cultural;
  • Educação Patrimonial e  turística;
  • Patrimônio e Turismo.

 

Período de realização do projeto:

Início em Abril de 2020 - Em andamento

 

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @museudearraias

Facebook: museuhistoricoeculturaldearraias

Site: https://projetomhca.wordpress.com/

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página