Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Pós-Graduação > Mestrados e Doutorados > Ensino > Programas de Pós-Graduação > Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - PPGEA
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - PPGEA

Apresentação


O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (PPGEA/UFT) visa à atender parte da grande carência de pessoal qualificado e de centros de formação de recursos humanos na área da engenharia, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento ambiental na região da Amazônia Legal, que representa hoje em torno de 60% do território brasileiro. Nesse contexto, suas linhas de pesquisa, estruturadas em duas áreas de concentração (Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) buscam abranger as especificidades dessa região, primordialmente no que diz respeito ao estado do Tocantins.

O mestrado profissional do PPGEA/UFT é voltado para engenheiros ambientais e civis que trabalham na área ambiental e procuram uma formação, em nível de pós-graduação, com fundamentos mais direcionados para a área tecnológica e para a discussão de problemas práticos vividos nos seus ambientes de trabalhos, principalmente considerando fatores intervenientes que ocorrem no estado do Tocantins como clima, sazonalidade, hidrologia etc.

O curso possui carga horária de atividade pedagógica mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas ou, 24 créditos integralizados de acordo com as determinações do programa contendo:

I – disciplinas obrigatórias na área de concentração a que o aluno está vinculado;

II – disciplinas de livre escolha dentre aquelas vinculadas às áreas de concentração programa.

O tempo médio de conclusão do curso é de 24 meses, não podendo ser inferior a 18 meses ou superior a 30 meses.

 

Histórico

Alicerçada no curso de bacharelado em Engenharia Ambiental da UFT - o primeiro curso na área criado no Brasil, com ingresso de alunos desde 1992 - e estruturada a partir da criação e regulamentação da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, a proposta de criação do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental surgiu como uma resposta à necessidade de mão-de-obra qualificada para tratar de questões relacionadas com a proteção ambiental, levando em consideração os grandes ecossistemas brasileiros presentes no Tocantins - cerrado, Floresta Amazônica, pantanal e caatinga, que caracterizam o estado como uma região de ecótonos.

Pensando em disseminar esse profissional para as demais regiões brasileiras, a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) implantou o primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil, e o Ministério da Educação e do Desporto, por meio da Portaria nº 1693, de 5 de dezembro de 1994, criou a área de Engenharia Ambiental e definiu o seu currículo mínimo. No processo de transição e federalização da Unitins, o referido curso de graduação foi incorporado à Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), criada em outubro de 2000 e implantada em maio de 2003.

Assim, o curso de pós-graduação (mestrado profissional) iniciou suas atividades já na UFT, em 20 de outubro 2011, e foi reconhecido e homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) pela Portaria MEC nº 978 de 26 de julho de 2012.

Áreas de Concentração

Saneamento Ambiental: Tecnologias para o controle da poluição, da qualidade da água, de esgotos sanitários e efluentes; aproveitamento de águas pluviais; reuso de efluentes; avaliação da sustentabilidade de serviços de saneamento; gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, bem como aspectos legais e institucionais da gestão de saneamento ambiental. 

Recursos Hídricos: Aplicação de princípios teóricos e metodologias para a gestão sustentável dos recursos hídricos nos âmbitos técnicos e institucionais. Análise de bacias hidrográficas para estudos hidrológicos e hidráulicos visando o uso racional dos recursos hídricos. 

 

Linhas de Pesquisa 

Projetos de saneamento - Destina-se a estudar os sistemas sanitários urbanos e rurais propondo soluções alternativas e projetos focados na realidade da região norte do pais e a desenvolver projetos nas áreas de qualidade e tratamento de águas, tratamento e disposição de esgoto sanitário e industrial, tratamento, reaproveitamento, reciclagem e disposição adequada de resíduos sólidos.

Controle e monitoramento ambiental - destina-se à avaliação e análise dos setores sanitários urbanos e rurais; ao monitoramento e controle de estações de tratamento de água e esgoto; e à gestão integrada de resíduos sólidos.

Gestão dos Recursos Hídricos - destina-se à aplicação de técnicas de otimização em sistemas de recursos hídricos; à análise multicritério e a sistemas de auxílio à decisão; a estudos relativos à vulnerabilidade e avaliação econômica de danos causados por excesso e/ou escassez da água; e à análise e desenvolvimento de ferramentas em gestão de recursos hídricos.

Modelagem Hidráulica e Hidrológica - possui foco na análise e simulação digital de processos hidrológicos; em estudos estocásticos e determinísticos de variáveis hidrológicas; na caracterização do deflúvio em bacias hidrográficas; no armazenamento de água; na hidráulica de canais e condutos forçados; na caracterização e modelagem dos processos hidrológicos em meio urbano; no monitoramento e modelagem hidrológica quantitativa e qualitativa em áreas urbanas; e na modelagem matemática uni e bidimensional de sistemas hidráulicos, com utilização de ferramentas computacionais.

Disciplinas


Obrigatórias

Estatística aplicada à Engenharia Ambiental (3 créditos/45 horas)

Metodologia da pesquisa científica (3 créditos/45 horas)

Poluição ambiental (4 créditos/60 horas)

Recursos hídricos (4 créditos/60 horas)

 

Optativas

Análise de sistemas em recursos hídricos (3 créditos/45 horas)

Geoprocessamento aplicado à Engenharia Ambiental (3 créditos/45 horas)

Gestão e tratamento de resíduos sólidos (3 créditos/45 horas)

Hidráulica aplicada (3 créditos/45 horas)

Hidrologia (3 créditos/45 horas)

Métodos e técnicas de tratamento de efluentes (3 créditos/45 horas)

Métodos e técnicas de tratamento de água (3 créditos/45 horas)

Mudanças climáticas e a poluição do ar (3 créditos/45 horas)

Planejamento energético em recursos hídricos e saneamento (3 créditos/45 horas)

Química aplicada a engenharia ambiental (3 créditos/45 horas)

Reciclagem e transformação de materiais (3 créditos/45 horas)

Reuso de água (3 créditos/45 horas)

Sistemas hidráulicos aplicados ao saneamento (3 créditos/45 horas)

 

Horários

Regulamento

Docentes
Clique nos nomes para acessar os respectivos Currículos Lattes.

Aurélio Pessôa Picanço - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linhas de Pesquisa: Projetos de saneamento; Controle e monitoramento ambiental

Márcio José Catalunha -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linhas de Pesquisa: Gestão dos recursos hídricos; Hidrologia e modelagem hidráulica e hidrológica

Emerson Adriano Guarda - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linha de Pesquisa: Controle e monitoramento ambiental

Fernán Enrique Vergara Figueroa - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linha de Pesquisa: Gestão dos recursos hídricos

Girlene Figueiredo Maciel - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linhas de Pesquisa: Controle e monitoramento ambiental; Gestão dos recursos hídricos; Hidrologia e modelagem hidráulica e hidrológica

Joel Carlos Zukowski Júnior - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linhas de Pesquisa: Gestão dos recursos hídricos; Projetos de saneamento; Controle e monitoramento ambiental

Juan Carlos Valdés Serra - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linha de Pesquisa: Projetos de saneamento

Ricardo Ribeiro Dias - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linha de Pesquisa: Gestão dos recursos hídricos

Rui da Silva Andrade - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Linhas de Pesquisa: Gestão dos recursos hídricos; Hidrologia e modelagem hidráulica e hidrológica

 

Não há Agenda de Defesas.

Não há Eventos.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA)
Mestrado Profissional

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco I, Sala 23
Palmas/TO | 77001-090

Telefone: (63) 3229-4942

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.uft.edu.br/ppgea

Coordenador: Girlene Figueiredo Maciel -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fim do conteúdo da página