Página inicial > Ensino > Não Categorizado > O ensino da língua inglesa e o trabalho remoto emergencial docente em época de pandemia: um sistema adaptativo complexo

Essa pesquisa tem como inspiração o contexto digital da nossa atual sociedade contemporânea e os impactos do novo coronavírus na educação e na rotina de professores e alunos. Além disso, esta pesquisa tem como objeto o trabalho remoto de 6 professores da língua inglesa, do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas de São João Del Rei-MG, ou seja, investigar que conceito de língua os professores têm a partir das atividades propostas na aula de língua inglesa antes da pandemia e agora; investigar as práticas e técnicas de ensino da língua antes e durante a pandemia; investigar se os professores já faziam uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TDICs) no ensino da língua e o que eles fizeram durante a pandemia; e quais foram as dificuldades encontradas por eles durante esse contexto. E para entendermos melhor essas questões levantadas, esta investigação terá como fundamentação teórica a Teoria da Complexidade e do Caos. Quanto aos aspectos metodológicos, essa pesquisa qualitativa é um estudo de caso, de caráter descritivo/interpretativo.

Período de realização do projeto:

jun/2020 - projeto de doutorado em andamento