Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Nacional da Matemática é comemorado neste sábado, (06)
Início do conteúdo da página
Dia Nacional da Matemática

Dia Nacional da Matemática é comemorado neste sábado, (06)

Written by Joice Danielle Nascimento | Published: Saturday, 06 May 2023 08:00 | Last Updated: Saturday, 06 May 2023 07:50

Neste sábado, 06 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Matemática. A origem da data comemorativa está ligada ao aniversário do matemático brasileiro Júlio Cézar de Mello e Souza, mais conhecido por seu pseudônimo Malba Tahan, que nasceu exatamente em 06 de maio de 1895. Institucionalmente, a data começou a ser pensada como dia  dedicado à reflexão sobre a educação matemática em 2004, quando a então deputada Raquel Teixeira propôs um projeto de lei para tornar o dia 06 de maio o Dia da Matemática no Brasil. Mas, é somente em 2013, a partir da sanção da Lei 12.835, em 26 de junho, que a data passa a fazer parte oficialmente do calendário nacional.  

Mas afinal,  você sabe quem foi Malba Tahan?

Um pouquinho de História …

Júlio Cézar de Mello e Souza, ou melhor, Malba Tahan, foi um matemático, professor, escritor e jornalista brasileiro importantíssimo para o desenvolvimento da Matemática no país. Nascido no Rio de Janeiro, ele usou o pseudônimo excêntrico, de origem árabe, para se lançar como escritor, estratégia que funcionou bastante em uma época em que publicar livros era bem complicado. 

Tornou-se referência na área das Ciências Exatas por ensinar, através de suas publicações, que a Matemática está presente no dia-a-dia de diferentes formas e pode ser encarada como uma aventura cheia de nuances e desafios. Suas obras, consideradas importantes para difusão da Matemática  no Brasil pelo caráter didático, interativo e divertido, incentivam de uma forma dinâmica e criativa, a pensar a Matemática para além dos números puros e frios. 

Entre suas inúmeras publicações na área, uma das mais conhecidas é a intitulada O homem que calculava, que se utiliza de histórias inspiradas na cultura árabe para despertar o interesse dos leitores pelos cálculos. No livro, problemas matemáticos são resolvidos a partir da contextualização com as histórias vividas pelos personagens, fórmula que Malba acreditava ser a mais eficaz para o ensino da Matemática enquanto Ciência.

A Matemática no cotidiano

Embora ainda seja taxada de difícil, a Matemática está  presente no nosso dia a dia em vários aspectos. Você pode até não perceber, mas ela está ao seu redor o tempo todo, desde a vestimenta até o lazer. É o que destaca Flávia Sousa Oliveira,  egressa do curso de Matemática ofertado pela UFT através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Ao longo da história da humanidade podemos notar que a Matemática sempre esteve presente em diversas culturas, contribuindo para a evolução da humanidade. Vale destacar, que ela é uma Ciência fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois condiciona os estudantes a despertarem um pensamento crítico, raciocínio lógico e estruturação de conceitos e técnicas para compreensão de fenômenos e resolução de problemáticas. Destaco também, a contribuição da Matemática para humanidade em todas as áreas de conhecimentos, bem como, a sua aplicação em diferentes tecnologias e invenções como edifícios, pontes, aviões, computadores, carros, entre outros, que fazem parte da nossa vida cotidiana.  Por exemplo, o avião só voa por causa das equações matemáticas descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII”. 

Flávia também pontua que, ainda que seja vista na maior parte das vezes como difícil, há outras maneiras de ver a Matemática, como o próprio Malba propôs em suas obras e ressalta a importância do estudo desta Ciência: “Malba Tahan lecionava Matemática e criava novas técnicas de ensino com o intuito de tornar essa disciplina mais interessante para seus alunos. Estas técnicas estavam conectadas às histórias, jogos, problemas e desafios matemáticos. É considerada uma matéria mais difícil e complexa, mas é notório as suas inúmeras contribuições para a sociedade. Realmente vale a pena aprender, pois através dela podemos literalmente conquistar o mundo.  Se estes matemáticos, que vemos nos livros de História tivessem desistido na sua primeira tentativa, hoje não teríamos celular, Wi-Fi, carro, moto, avião, notebook e diversas outras invenções que sem a matemática não seriam possíveis. Por isso, parabenizo a todos os matemáticos que se dedicam nesta profissão de ensinar com perfeição”, conclui a egressa.



 

registrado em:
marcador(es): Matemática,Home
Fim do conteúdo da página