Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônia de abertura do I Inova UFT traz perspectivas sobre formas de inovação pedagógica no ensino superior
Início do conteúdo da página
INOVA UFT

Cerimônia de abertura do I Inova UFT traz perspectivas sobre formas de inovação pedagógica no ensino superior

Written by Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Published: Tuesday, 07 February 2023 15:24 | Last Updated: Tuesday, 07 February 2023 15:24

Na noite dessa segunda-feira, 06 de fevereiro, foi realizada, no Câmpus da UFT em Palmas, a cerimônia de abertura do “I Inova UFT - Inovação pedagógica no ensino superior”. O evento reuniu professores de todos os câmpus da UFT, além de autoridades da instituição, como o reitor professor Luis Eduardo Bovolato, o vice-reitor Marcelo Leineker e o pró-reitor de Graduação Eduardo Cezari. Autoridades municipais e de outras instituições de ensino também participaram da cerimônia. 

A conferência de abertura do evento, que é voltado para a formação de professores, com foco na inovação pedagógica, foi ministrada pelo professor Mariano Pimentel, que é docente  da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); e pelo professor Felipe Carvalho, pesquisador da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Após a palestra proferida pelos professores, foi aberto um momento para debate entre os presentes, com mediação do professor Eduardo Cezari. O evento foi encerrado com um Coffee Break.

Durante a conferência, que teve como tema “Inovação pedagógica: construindo práticas colaborativas e interativas", os palestrantes discutiram a necessidade da inovação pedagógica no ensino superior e apresentaram reflexões acerca de como a inovação tem se apresentado no ensino superior brasileiro. Também foram discutidas formas para promover a inovação na educação pública superior através da valorização da presença e participação dos estudantes, além de pensar a inovação para além do conceito de tecnologia.

Para o professor Luis Eduardo Bovolato, as reflexões apresentadas na conferência de abertura e o evento de forma geral, são importantes  pois apresentam caminhos para aproximar o ensino superior da realidade dos estudantes: “ Para que tenhamos uma mudança de postura, um cenário diferente para o estudante contemporâneo, para esses novos estudantes que chegam à Universidade é necessário que a gente possa repensar as nossas práticas, nossa conduta no dia a dia na relação ensino-aprendizagem. E só é possível cobrar resultados diferentes do nosso quadro docente se a Universidade, criar a condição de estímulo à participação desses docentes”.

Seguindo  as palavras do professor Bovolato, o professor Eduardo Cezari, reforçou que tanto a conferência de abertura, quanto o Inova UFT como um todo, trazem perspectivas animadoras para a criação de uma cultura de inovação na Universidade: “Eu espero que essa formação possa, de algum modo despertar, um processo de reflexão, nos professores, nos colegiados de modo geral para pensar o planejamento  do ano de 2023, a partir do uso não só das tecnologias, mas que a inovação seja pensada a partir das demandas dos estudantes, das demandas da nossa sociedade, dos pilares que sustentam o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, dos projetos pedagógicos dos cursos e das experiências positivas que os professores vem acumulando ao longo de suas trajetórias”.

Cezari também ressaltou a importância de pensar a inovação para além do uso de tecnologias: “A partir do que foi discutido aqui, que a inovação não seja apenas do ponto de vista tecnológico, mas que ela ocorra, de fato, na convivência, na colaboração, a partir das diversas técnicas, que nós temos da formação docente para que isso possa de fato acontecer e que os estudantes possam perceber essa mudança nos seus processos de aprendizagem. Resumindo um pouco de tudo que foi discutido essa noite, a universidade pública é responsável por refletir os caminhos da educação pública brasileira. Somos nós quem temos que fazer esse processo. Então a gente precisa estudar sobre ele e desenvolver essa inovação que a gente espera”.

Sobre o evento

O Inova UFT é um evento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progedep), a Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap) e o Câmpus de Palmas, que tem como objetivo a formação de professores com foco na inovação pedagógica. A programação do evento segue até 02 de março e conta com uma grade de mais de 40 oficinas e minicursos distribuídos por todos os  cinco câmpus da Universidade. Dentro do contexto do Inova UFT também será realizado o "I Qualifica UFT: metodologias inovadoras de ensino",  promovido pelo Câmpus de Palmas, que integrará a programação do Inova UFT a partir do dia 27 de fevereiro.

As oficinas previstas na programação incluem temáticas diversas como gamificação, criação de aula na plataforma Padlet,  inovação e propriedade intelectual, sala de aula invertida, avaliação de competências em metodologias ativas, uso das plataformas SEI e plataforma de Eventos da UFT, modelagem de processos na plataforma Bizagi, produção de vídeos, Moodle, criação de conteúdos interativos na plataforma Genially, criação de conteúdos no Canva, criação de canal no YouTube, aprendizagem baseada em projetos e problemas, aprendizagem colaborativa e interativa, metaverso na educação e outros. As inscrições podem ser feitas no site no Inova UFT e no site do Qualifica UFT, onde também se encontram os detalhes das programações. 

 

  

 

     

  

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Prograd,Home
Fim do conteúdo da página