Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes são premiados por trabalhos de iniciação científica
Início do conteúdo da página
Pibic

Estudantes são premiados por trabalhos de iniciação científica

Written by Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 18 November 2022 09:31 | Last Updated: Friday, 18 November 2022 09:32

XVIII SIC premia melhores trabalhos científicos de estudantes (Foto: Divulgação/UFT)

O XVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Tocantins premiou os melhores trabalhos apresentados durante o evento ocorrido no final de outubro. Todos os projetos que foram desenvolvidos são de estudantes inscritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

A premiação ocorreu em três dias. Primeiro no Câmpus de Arraias, em 18 de outubro; depois, no dia 21 de outubro, foi a vez de homenagear os melhores trabalhos apresentados no Câmpus de Palmas e, por último, houve a premiação no Câmpus de Gurupi, dia 28 de outubro. Vale ressaltar que os estudantes dos câmpus de Porto Nacional e Miracema apresentaram seus trabalhos na capital.

Os alunos premiados ganharam troféus, já os que conquistaram menções honrosas receberam certificados. Os critérios utilizados para a escolha dos melhores trabalhos:

  • Contribuição do estudo para a área do conhecimento à qual está vinculado;  
  • Rigor científico;
  • Apresentação do trabalho.

Murielly Bihain, estudante de Química Ambiental, conquistou o 1° lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra com um projeto de pesquisa na área de química atmosférica. ''O trabalho busca comprovar que pode existir outro radical, além do radical hidroxila, que participe da degradação de poluentes troposféricos. A pesquisa envolve tanto a química teórica quanto a química ambiental experimental'', explica.

''A sensação de ganhar o prêmio foi indescritível'', comenta Murielly. ''O reconhecimento da pesquisa me deixou muito feliz e orgulhosa de todo o trajeto percorrido como jovem pesquisadora. A sensação foi realmente inigualável e agradeço imensamente a todos que participaram desse trajeto''.

 Confira mais fotos da cerimônia de premiação e a lista completa de trabalhos premiados:

 

 

Fim do conteúdo da página