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Projeto Iris

O Projeto Íris da UFT e a qualidade de vida dos moradores de Tocantínia

Written by Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Published: Wednesday, 16 November 2022 09:29 | Last Updated: Wednesday, 16 November 2022 11:23

O  Internato Rural Integrado em Saúde reúne profissionais e estudantes de diversas áreas com o objetivo de promover ações de saúde e qualidade de vida

O Internato Rural Integrado em Saúde (ÍRIS) é um projeto de extensão da UFT. Um de seus principais objetivos é promover ações de prevenção de agravos e promoção de saúde, que busquem  melhor qualidade de vida  da comunidade. O projeto, lançado em 2019, faz  parte das ações desenvolvidas pelo Programa UFT Social, que busca aproximar a Universidade da sociedade através de ações que envolvam ensino, pesquisa e extensão.

A equipe do Íris é composta por uma servidora técnica da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), 10 professores e 9 acadêmicos da graduação e pós-graduação (PPGSSocial e PPGECS) dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Educação Física e Teatro, dos campus da UFT em Palmas e Miracema. Quem coordena o projeto é a professora Eloise Schott, do curso de Nutrição.

O Iris iniciou suas atividades em fevereiro de 2020, em Tocantínia, cidade localizada a 80 km de Palmas e que foi escolhida para receber as primeiras ações do projeto. Através de uma parceria com a prefeitura da cidade, as ações integradas do projeto atendem os eixos de Saúde, Bem-Estar, Educação, Cidadania, Cultura e Justiça. O projeto também tem uma finalidade formativa, uma vez que coloca os alunos da graduação e da pós-graduação a serviço das necessidades da comunidade, proporcionando conhecimento sobre a realidade dos municípios. 

Atividades realizadas

Nestes dois anos de atuação em Tocantínia, o Projeto Íris realizou mais de 20 ações voltadas para a promoção da saúde da comunidade,  aliando os atendimentos ao público, com atividades de formação para profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. Também foram desenvolvidos diversos materiais de cunho didático, como cartilhas, manuais, vídeos e informativos, distribuídos para alunos e servidores do município. 

Alguns dos materiais desenvolvidos nesse período foram a cartilha “Volta às aulas e Covid-19: Quais cuidados devo tomar?”, feita para o público infantil de Tocantínia, no momento de retomada das aulas presenciais no município; e a apostila “Maratona de Minicursos de Teatro Online: material de apoio ao educador/a'', desenvolvido com o objetivo de auxiliar os professores.  

Público contemplado pelas ações

Em todo município, as ações multidimensionais desenvolvidas pelo projeto alcançaram os mais diferentes setores da sociedade. De acordo com o balanço feito pela equipe do Iris, na área da Educação, 6 escolas da rede municipal de ensino receberam ações e materiais do projeto. Ao todo, 1225 alunos destas escolas receberam os materiais didáticos desenvolvidos pelo Iris, sendo 597 deles no formato impresso e 658 disponibilizados no formato online. Os professores foram contemplados com ações e capacitações oferecidas pelo projeto. 172 docentes foram capacitados pela equipe do Iris.

E 363 servidores municipais da saúde, assistência social e educação receberam os materiais didáticos produzidos pelo projeto. Já a população de Tocantínia, usaria de serviços de saúde oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram contempladas com atendimentos do Iris. Ao todo, 400 moradores da localidade receberam assistência dos profissionais do projeto. 

O futuro do projeto

A expectativa quanto ao futuro do projeto  é poder dar continuidade às ações já desenvolvidas em Tocantínia, trabalhando sempre de forma multidisciplinar  e multiprofissional. A professora Eloíse Schott, coordenadora do projeto, ressalta que a equipe já estuda a realização de novas ações no município: “A parceria com Tocantínia continua e já estamos querendo realizar atividades no município,  em breve”. Também há a perspectiva da possibilidade de abranger outros municípios da região e envolver outros cursos da UFT.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem, o projeto é de extrema importância para Universidade pela integração de vários conhecimentos em prol do bem estar da sociedade: “O Iris é um programa de extrema relevância para a UFT, pois ele está sendo um sucesso da práxis entre os cursos. Ou seja, que pode ser trabalhado a interdisciplinaridade”.

A professora Eloíse destaca ainda que o Iris trabalha com pilares que são fundamentais para a UFT e para os futuros profissionais envolvidos: “O projeto é importante porque fortalece o papel social da Universidade e o ensino, pesquisa e extensão, aproxima os discentes e docentes do serviço e da comunidade, aprimora a formação e a prática discente a partir de uma atuação multiprofissional e integra diferentes cursos da UFT”. 

 

 



 







 

 

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