Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Observatório da UFT recebe avaliação quadrienal 2017-2020 com Qualis A2
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Revista Observatório da UFT recebe avaliação quadrienal 2017-2020 com Qualis A2

Written by Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 14 October 2022 16:56 | Last Updated: Monday, 17 October 2022 15:06

Após a realização da Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), a Revista Observatório da Universidade Federal do Tocantins (UFT) subiu de Qualis B2 para A2. A classificação Qualis é a forma pela qual a Capes atribui valor à qualidade dos periódicos de produção científica. Os Qualis dos periódicos podem ser encontrados na Plataforma Sucupira/Capes

"A mudança de Qualis reflete o conjunto do trabalho que a revista vêm desenvolvendo ao longo dos anos, aprimorando seus processos e garantindo a publicação gratuita e em acesso aberto. Também reflete o reconhecimento internacional que a revista já tinha por sua indexação em mais de 200 bases internacionais, sendo pelo segundo ano consecutivo reconhecida pelo Google como um dos 100 periódicos mais citados em língua portuguesa no mundo", destaca o editor da Revista, professor Gilson Porto.

Neste ano de 2022, a Revista Observatório, que teve sua primeira edição publicada em 2015, passou a realizar publicação em fluxo contínuo de artigos. Anteriormente, o periódico tinha publicação trimestral. A Revista é mantida pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) da UFT, em parceria com o Grupo de Pesquisa Democracia e Gestão Social (GEDS) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Tupã), continuando sua política de atualização para melhor internacionalização.

Ainda de acordo com o Professor, a Revista Observatório teve mudanças em 2022. "Tivemos um alinhamento com o que as revistas internacionais praticam como política de divulgação: passamos a publicar os artigos assim que são aprovados pelos pareceristas e terminam o processo editorial. Dessa forma, deixamos de disponibilizar dossiês e números fechados para estimular a publicação em fluxo contínuo de artigos. Com isso, esperamos diminuir ainda mais os prazos de disponibilização do conhecimento científico público", explica Gilson Porto.

De acordo com informações da página da Revista Observatório, ela constitui-se como um periódico acadêmico a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Educação, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores na confluência dessas áreas em caráter nacional e internacional, tendo por base os grupos e núcleos de pesquisa no Brasil e no Exterior.

Para avaliação quadrienal, a Capes leva em conta alguns critérios como qualidade dos artigos, periodicidade, corpo editorial, diversidade e origens dos trabalhos, popularidade da revista e indexação, entre outros.

registrado em:
marcador(es): Propesq,Opaje,Home
Fim do conteúdo da página