Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Livro "Urbanodiversidade: possibilidades e contradições" é a mais nova publicação da EdUFT
Início do conteúdo da página
PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livro "Urbanodiversidade: possibilidades e contradições" é a mais nova publicação da EdUFT

Written by Carol Azevedo (estagiária EdUFT) | Edição e revisão: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Published: Monday, 19 September 2022 17:05 | Last Updated: Monday, 19 September 2022 17:05

A publicação é resultado da interiorização da produção científica, esse que é um dos desafios que se apresenta no Brasil, principalmente no território do interior da Amazônia Legal. Urbanodiversidade é um conceito amazônico, proposto pelo professor Saint Clair, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A partir deste conceito é que foi proposta a publicação dos textos, que são resultado de pesquisas que discutem as cidades tanto na Amazônia, quanto em outras regiões do Brasil. Para a produção do livro foram reunidos 13 textos que debatem dinâmicas urbanas nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Paraná e Rio Grande do Sul, com o objetivo de contribuir para inserção da EdUFT, e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), nos debates nacionais sobre as dinâmicas urbanas no país.

Na organização da obra estão pesquisadores de diversas instituições com formação nos campos da arquitetura e da economia. Os professores Miguel Pacífico Filho (UFNT); Jandir Ferrera de Lima (Unioeste - PR), do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional; Luis Octavio de Faria e Silva (Escola da Cidade – SP e a Universidade São Judas Tadeu-SP); e o discente egresso do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire - UFNT, em Araguaína), Jairon Barbosa Gomes.

Segundo o professor Miguel Pacífico Filho, organizador da obra, “este livro é resultado da excelente iniciativa da Editora, que possibilitou a cada um dos PPGs da UFT criar seu próprio selo editorial. Assim, o PPGDire cumpriu os trâmites e concluiu a primeira obra do selo, com o apoio da EdUFT. Somos um programa pertencente à área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a discussão sobre cidades é um tema relevante para nós. Partimos de Araguaína/TO sensibilizados por nosso cotidiano nesta cidade média, que exerce protagonismo regional e sedia um do câmpus da UFNT, assim, propusemos discutir os espaços urbanos em suas especificidades, contradições e interações diversas, tanto no ambiente da Amazônia Legal, quanto em outros espaços tocados pela urbanização”.

O lançamento da versão em e-book ocorreu na última semana, no canal oficial da UFNT no Youtube. A capa, intitulada como "Seresta da Cheia Grande", e as imagens que abrem as sessões Um e Dois do livro são de autoria do artista plástico e também professor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA - Câmpus Parintins), Estevan Bartoli. 

A obra "Urbanodiversidade: possibilidades e contradições" já está disponível no site de periódicos da EdUFT neste link.

registrado em:
marcador(es): EdUFT,Home,UFNT,PPDire
Fim do conteúdo da página