Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Tese de doutorado de egresso da UFT está entre as seis melhores do Brasil em Ciência da Computação
Início do conteúdo da página
DESTAQUE

Tese de doutorado de egresso da UFT está entre as seis melhores do Brasil em Ciência da Computação

Written by Samuel Lima | Published: Tuesday, 14 June 2022 11:22 | Last Updated: Thursday, 17 November 2022 08:55

Imagem: Montagem com foto de divulgação

Janio Carlos Nascimento Silva, egresso dos cursos de graduação em Ciência da Computação e da pós-graduação (mestrado) em Modelagem Computacional  de Sistemas (ambos no Câmpus de Palmas) teve sua tese na área de Algoritmos e Complexidade Computacional - Algorithmic Aspects of Problems Related to Optimization, Circuits, and Parameterized Complexity - escolhida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) como um dos seis melhores trabalhos (entre teses de doutorado) no Brasil. É a segunda vez consecutiva que um trabalho de egresso da UFT é destacado pela SBC.

A tese de Silva foi defendida no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). A graduação na UFT ocorreu entre os anos de 2008 a 2012 e a pós-graduação em seguida (de 2013 a 2016). "Estou muito feliz e orgulhoso. Para mim é um orgulho dizer que sou filho da UFT", disse o egresso, destacando que o destaque dado à tese do professor Tanilson Dias - que também foi destacada pela SBC). "O professor Tanilson foi meu colega de graduação. E ver sua tese sendo premiada nacionalmente, foi um dos fatores que me motivaram a candidatar minha tese na edição deste ano do concurso", revela Silva.

Atualmente Silva é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) nos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação, e gerente de Ensino do Câmpus do IFTO em Porto Nacional.

O trabalho de Silva é na área de Algoritmos e Complexidade Computacional. "Ao longo da tese, discutimos a dificuldade de resolver problemas computacionais relacionados à complexidade de circuitos, isto é, provamos uma série de teoremas que garantem que tais problemas são NP-completos e intratáveis por parâmetro natural e, apesar disso, conseguimos apresentar algoritmos que tratam casos particulares desses problemas. Adicionalmente, a tese propõe um nova hierarquia de classes de problemas parametrizados e também apresenta um ensaio sobre a dificuldade em realizar buscas multi-improvement ótimas em algoritmos de busca em vizinhança para problemas de otimização", explicou o docente em entrevista concedida ao Portal do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página