Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Doutoranda pelo PPGPV inicia período 'sanduíche' em universidade espanhola
Início do conteúdo da página
QUALIFICAÇÃO

Doutoranda pelo PPGPV inicia período 'sanduíche' em universidade espanhola

Written by (Samuel Lima, com informações da coordenação do PPGPV) | Published: Thursday, 28 October 2021 07:20 | Last Updated: Friday, 17 December 2021 14:44

A estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFT (Câmpus de Gurupi), Dayara Vieira Silva, deu início, no último dia 20 de setembro de 2021, ao período “sanduíche” do seu doutorado junto ao Departamento de Biologia Vegetal, unidade de Fisiologia Vegetal da Universidade de Barcelona (Espanha). A referida estudante foi selecionada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-Capes) para a complementação dos seus estudos no exterior.

Durante o período de estudo na universidade espanhola, Dayara desenvolverá seu trabalho de tese junto ao grupo de pesquisas “Ecofisiologia de cultivos” coordenado pelo professor Jose Luis de Araus Ortega, cientista principal e professor catedrático da Universidade de Barcelona há mais de 28 anos. O grupo atua buscando uma melhor compreensão dos mecanismos ecofisiológicos e metabólicos de resposta das plantas aos estresses abióticos afim de aumentar a produtividade e adaptação das culturas. Para a acadêmica, a oportunidade de participar deste grupo significa conhecer e aprender métodos de análises inovadoras, como softwares de análise por imagens, que fará parte da tese da doutoranda, assim como difundir conhecimentos, sejam eles técnicos, científicos, tecnológicos ou acadêmicos, bem como aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade Federal do Tocantins.

Segundo o professor orientador de Dayara, Rodrigo Fidelis, essa experiência trará ganhos, articulados tanto ao avanço e à consolidação do conhecimento científico, às relações estabelecidas entre pesquisadores de instituições renomadas, quanto a aspectos culturais simbólicos, como a imersão em outra língua, a percepção de outros tipos de comportamentos e culturas.

Para o coordenador do PPGPV, professor Renato Sarmento, a ida da aluna para o exterior faz parte do planejamento estratégico do Programa para induzir e consolidar o processo de internacionalização do Programa, o qual já vem sendo trabalhado a alguns anos. “Este é um grande passo para a consolidação do processo de internacionalização do PPGPV. Em meio à pandemia em que estamos vivendo, o fato de conseguirmos ter nossos alunos sendo aceitos em universidades europeias é uma grande vitória", diz.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFT, professor Raphael Sanzio Pimenta, a seleção da estudante pela Capes é mais uma evidência da qualidade alcançada pelo Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, que recentemente alcançou o conceito 5 junto a Capes. "O curso tem alcançado todos os parâmetros necessários e nossa expectativa, na Propesq, é que em breve o curso seja contemplado com o conceito 6", destaca.

registrado em:
marcador(es): PPGPV
Fim do conteúdo da página