Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Celebramos o profissional dedicado à vida
Início do conteúdo da página
dia do médico

Celebramos o profissional dedicado à vida

Written by Ana Lissa Alves | Supervisão e Revisão: Gihane Scaravonatti | Published: Monday, 18 October 2021 05:00 | Last Updated: Friday, 15 October 2021 22:17

O Dia do Médico é comemorado em 18 de outubro. A data faz alusão ao dia de São Lucas - médico e um dos quatro evangelistas da Bíblia, considerado padroeiro da profissão. A data também é celebrada em outros países tradicionalmente católicos da Europa, como a Itália, Bélgica, Portugal, Polônia e Espanha.

O médico é o profissional dedicado às vidas: ele diagnostica, trata e previne enfermidades, preza e se empenha pela manutenção da saúde e do bem-estar da população. Os médicos lapidam a sociedade para a obtenção da sua melhor forma, eles são cruciais para uma sociedade sadia, equilibrada e harmônica. 

“A importância do médico na sociedade atual é promover a melhor qualidade de vida possível ao seu paciente, fazendo o máximo uso que puder das atualizações científicas para atingir esse objetivo”, compartilha a estudante do 5° período de Medicina da UFT, Débora Pinheiro Martins. 

A discente afirma que, por causa da Universidade, pôde compreender a magnitude da responsabilidade que esse profissional leva nas mãos: “A UFT me ajudou a perceber isso com o apoio que oferece à ciência. A abertura da Universidade e a disposição dos professores em nos orientar na busca pela ciência, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento foi uma base forte para que eu conseguisse desenvolver eventos que levam conhecimento à comunidade acadêmica”. 

Débora é uma entre os diversos acadêmicos do curso que integram um quadro qualificado, de alunos e professores, que compartilham o amor pela profissão e pela vida humana. Em 2016, o curso de Medicina do Câmpus de Palmas obteve o maior índice do Enade de toda região Norte do Brasil. 

Os discentes de Medicina saem da UFT como referências em atuação na região. Eles se destacam pela familiaridade com as particularidades regionais e pela abordagem certeira, visto que, desde a graduação, são estimulados a entenderem os aspectos do local. “O médico egresso da UFT é um profissional que possui o adicional do preparo para atuar na região Norte do país, que tanto carece de profissionais da área”, diz Débora. “Durante a graduação, nós, estudantes, temos algumas matérias voltadas à qualidade de vida na Amazônia, por exemplo, e, durante as aulas, sempre se pontua sobre doenças endêmicas da região Norte e particularidades da população que aqui vive”, complementa.

Medicina na UFT

O curso de Medicina é ofertado em dois câmpus da UFT: no Câmpus de Palmas, a graduação foi criada em 2006 e obteve o Reconhecimento, pelo Ministério da Educação (MEC), em 2012. Já no Câmpus de Araguaína, a primeira turma do curso foi formada em 2019.

Todos os anos, os dois cursos, juntos, lançam cerca de 140 vagas de ingresso, sendo o curso mais desejado e concorrido da Universidade. No total, os discentes dedicam seis anos de estudo, em turno integral, para completar sua graduação. 

Atualmente, Medicina na UFT conta com mais de 100 professores, distribuídos entre os dois câmpus, altamente qualificados e atentos às constantes evoluções e descobertas da medicina, preparando seus alunos para exercerem a profissão com respeito à vida, zelo para com o paciente e qualidade técnica. “No cenário atual brasileiro, onde a ciência vem sendo tão atacada, temos professores admiráveis, que nos incentivam a seguir lutando por ela”, afirma Débora.

Como estudar Medicina na UFT?

Você também pode se tornar um estudante de Medicina na Universidade Federal do Tocantins. As inscrições para o Vestibular 2022/1 já estão abertas. São ofertadas 35 vagas para o curso de Medicina - distribuídas nas modalidades Ampla Concorrência (AC), Reserva Legal de Vagas e Ações Afirmativas UFT - nos câmpus de Palmas e Araguaína.

Faça já sua inscrição!

A UFT parabeniza todos os estudantes, professores e egressos de Medicina da UFT!

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página