Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Plataforma GeoPorTOur possibilita visita virtual a pontos turísticos de Porto Nacional
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO TECNOLÓGICA

Plataforma GeoPorTOur possibilita visita virtual a pontos turísticos de Porto Nacional

Written by Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Published: Monday, 10 May 2021 17:00 | Last Updated: Monday, 10 May 2021 18:22

Você já conhece a parte histórica de Porto Nacional? O município tocantinense é considerado como a "Capital Cultural do Tocantins" e tem diversos atrativos turísticos e históricos possíveis de serem visitados, agora também de forma virtual. O projeto de extensão "Plataforma GeoPorTour" se propõe a ampliar as ações de preservação e conservação desse patrimônio histórico-cultural de Porto Nacional já desenvolvidas pelo projeto Roteiro Geoturístico, idealizado por docentes do Câmpus da UFT na cidade.

Acesse a Plataforma GeoPorTOur neste link.

Por meio da Plataforma é possível fazer uma visita virtual a pontos históricos de Porto Nacional. É possível observar os pontos por meio de um conjunto de fotos tiradas em 360° e até a Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em três dimensões (3D). A experiência pode ser feita a partir de navegadores comuns e disponíveis na web (Chrome, Firefox, Edge e outros). São 37 imagens em que é possível observar detalhes arquitetônicos e urbanos da cidade. Há também disponível um aplicativo para celulares, disponibilizado pelo Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software (LBDES).

O projeto foi gestado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da UFT (Profnit/UFT), a Plataforma GeoPorTour é a proposta de produto do projeto de mestrado do acadêmico Genias Brandão de Alencar, orientado pela professora Glenda Michele Botelho e o professor Ary Henrique Morais de Oliveira. A Plataforma foi desenvolvida na Fábrica de Software (do curso de graduação em Ciência da Computação) pelos estagiários-acadêmicos Deocleci dos Santos Dias e Mateus da Silva Rosário.

Apoios e equipe

De acordo com a apresentação da Plataforma, o projeto foi o primeiro lugar na seleção de projetos de Inovação nas Área de Extensão Tecnológica e Tecnologia Social da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (Proex). Também teve fomento da Financiadora de Estudos e Projetos, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e apoio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), em cujo sítio a Plataforma está hospedada.

Também estão envolvidas na Plataforma GeoPorTOur a equipe do Projeto Roteiro Geoturístico e também a própria comunidade portuense, que contribuiu com ideias, sugestões e informações para a Plataforma. "Realizamos visitas técnicas, registramos os diversos pontos selecionados do Roteiro e traduzimos todo o apanhado de imagens e informações nessa ferramenta digital. Dessa forma, esperamos dar uma maior abrangência e visibilidade aos aspectos turísticos patrimoniais e culturais de Porto Nacional, bem como tornar o projeto uma referência de material paradidático para as escolas, e uma ferramenta de educação patrimonial informal para comunidade local", ressalta a apresentação da Plataforma.

Segundo a coordenadora geral, professora Glenda Michele Botelho, "o projeto pode ser ampliado para outras cidades históricas, caso aja interesse da gestão municipal em realizar parcerias para a implantação". Os contatos devem ser feitos pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Ficha Técnica

Plataforma GeoPorTour

Coordenadora Geral

  • Dr.ª Glenda Michele Botelho

Analista de Sistemas

  • Dr. Ary Henrique Moraes de Oliveira

Analista de Domínio

  • Dr.ª Rosane Balsan

Suporte de Domínio

  • Genias Brandão de Alencar

Desenvolvedores

  • Deocleci dos Santos Dias
  • Mateus da Silva Rosario
Fim do conteúdo da página