Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do e-book da EdUFT sobre "Promoção da Saúde e Diversidade" será pelo canal da UFT
Início do conteúdo da página
LIVE NO YOUTUBE

Lançamento do e-book da EdUFT sobre "Promoção da Saúde e Diversidade" será pelo canal da UFT

Written by Daniel dos Santos | Published: Monday, 12 April 2021 17:05 | Last Updated: Monday, 12 April 2021 17:14

Na quarta-feira (14), às 14h, será realizada a live de lançamento do e-book Perspectivas Interdisciplinares em Promoção da Saúde e Diversidade (EdUFT) pelo canal da UFT no YouTube. A publicação é organizada pelas pesquisadoras Cristina Vianna Moreira dos Santos e Gláucia Mitsuko Ataka da Rocha.

Resumo

Esta coletânea, organizada em três partes, apresenta textos que ampliam a compreensão do/a leitor/a sobre a promoção de saúde, em uma perspectiva de reconhecimento da diversidade e de valorização da interdisciplinaridade. A primeira parte apresenta reflexões sobre a “Promoção da Saúde Mental” com textos que versam sobre os grandes desafios de pensar e fazer saúde mental no Brasil, levando em conta também as especificidades da população indígena. A segunda parte discute o tema “Saúde Mental e Gênero” e articula a importância do debate acerca das desigualdades vivenciadas no campo da saúde e da saúde mental, a partir das diferenças entre mulheres e homens, assim como entre as próprias mulheres, considerando os marcadores sociais de raça, sexualidade e classe, em uma perspectiva interseccional. A terceira parte, “Políticas de Saúde e Sexualidades”, dedica-se a discutir a saúde da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), problematizar a relação entre saúde e diversidade sexual, e debater o campo das políticas públicas para esta população. Esta seção também inclui textos sobre os processos de escuta analítica como estratégia para adesão ao tratamento do HIV, levando em conta o impacto da revelação diagnóstica, bem como de escuta clínica para pensar as diversas dimensões de vida de quem vive com HIV. A ideia deste livro teve origem a partir das preocupações debatidas no contexto do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos – Grupo de Pesquisa consolidado há mais de dez anos na Universidade Federal do Tocantins (UFT) – que foram compartilhadas com outras/os pesquisadoras/es e profissionais, de regiões distintas do país, dando início à produção dos capítulos. Fortalecendo o debate junto ao Núcleo de Sexualidade, o Grupo de Estudos na UFT, voltado para a saúde mental indígena soma esforços neste diálogo sobre saúde e diversidade. O livro reúne trabalhos de pesquisadoras/es e profissionais de campos interdisciplinares que atuam em instituições de Ensino Superior nos estados do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo, além de outras/os profissionais que colaboram com as reflexões propostas. Organizam nesta obra seus esforços para sistematizar conhecimentos, construindo uma proposta de diálogo crítico e reflexivo com leitoras/es sobre o cenário da saúde coletiva, da promoção da saúde e da diversidade.

 

registrado em:
marcador(es): Miracema,EdUFT,Home,Psicologia
Fim do conteúdo da página