Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Palmas oferta vagas para 17 cursos de graduação no Sisu
Início do conteúdo da página
a uft escolheu você

Câmpus de Palmas oferta vagas para 17 cursos de graduação no Sisu

Written by Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Published: Friday, 09 April 2021 14:01 | Last Updated: Friday, 09 April 2021 18:02

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1 seguem até o dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br .

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou, no dia 3 de março, o Edital de nº 186/2021 com os detalhes do Processo Seletivo de ingresso em cursos de graduação presenciais da UFT por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1. Serão ofertadas, no total, 947 vagas para ingresso no 1º semestre letivo de 2021.

A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).

O Câmpus de Palmas oferta vagas para 17 cursos de graduação através do Sisu. Conheça mais um pouco sobre cada um deles.

Administração

O curso de Administração é um dos mais procurados do Brasil. Consequentemente, também é um dos mais ofertados. Portanto, com tanta oferta, a UFT tem um diferencial: é o curso de Administração com melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com conceito 4.

O objetivo do curso é com foco nos pequenos e grandes negócios, com forte estímulo ao empreendedorismo e inovação. Falando em empreendedorismo, o curso possui uma empresa júnior, com prestação de serviços ao micro e pequeno empreendedor através de plano de negócio e estudos de viabilidade econômico.

Leia mais aqui.

Arquitetura e Urbanismo

Na UFT o curso de Arquitetura e Urbanismo possui 24 docentes, sendo 10 doutores, 6 doutorandos e 8 mestres ou especialistas. Para o atual coordenador do Curso, professor Luís Otávio Silva, o ponto forte do curso é além do corpo docente com maior qualificação da região, o fato dele possibilitar intercâmbios, convênios e projetos que possam contribuir para a formação ampla do aluno.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo não se resume à sala de aula. O aluno pode se inserir em projetos e programas de pesquisa e extensão.

Leia mais aqui.

Ciências da Computação

De acordo com o coordenador do curso de Ciência da Comutação, Alexandre Tadeu Rossini, o profissional de Ciência da Computação formado na UFT geralmente sai empregado. O mercado de trabalho incorpora o profissional, seja localmente ou em outros mercados: “Na maioria das vezes, os profissionais trabalham como desenvolvedores ou analistas de sistemas. Há alguns exemplos de egressos trabalhando em empresas nacionalmente reconhecidas e também fora do Brasil. Outra opção é o egresso seguir carreira acadêmica, afinal o curso de Ciência da Computação tem forte apelo científico, o que possibilita ao formado fazer mestrado em algumas das melhores universidades do Brasil”, explica Alexandre.

Leia mais aqui.

Ciências Contábeis

O Curso de Ciências Contábeis está entre os primeiros que foram implementados na UFT. Com duração de 4 anos (8 semestres letivos), vem formando alunos que têm se destacado em campos diversos do mercado de trabalho - a nível local e nacional. "Temos ex-alunos no Tribunal de Contas do Estado, no TRE, auditores na Secretaria da Fazenda, na Prefeitura de Palmas, egressos que são concursados federais..", cita, em alguns exemplos, o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Carlos Antônio G. De Aguiar. "Também temos egressos donos de seus próprios escritórios de contabilidade e alguns seguindo a carreira acadêmica: somente no nosso Curso, cinco dos professores foram nossos alunos", complementa.

Leia mais aqui.

Ciências Econômicas

Com possibilidade de atuação tanto na esfera pública quanto na privada, o graduado em Ciências Econômicas tem um vasto leque de opções à frente: assessoria econômica em qualquer ramo de atividade; elaboração de projetos de investimento; auditor em avaliações econômico-financeiras; consultor, pesquisador ou analista de conjunturas econômicas e também docência.

Leia mais aqui.

Direito

O curso de Direito da UFT tem duração de 5 anos (10 semestres), com turmas matutinas e noturnas, e conta com um quadro de 25 professores, maior parte doutores, apenas quatro são mestres, porém em processo de doutoramento. A formação da universidade está voltada para as atividades na área jurídica, com aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; desenvolvimento da capacidade empreendedora nos variados ramos do direito; atuação na carreira jurídica, tanto no setor privado, como no setor público; intervenção em procedimentos relacionados ao setor jurídico especialmente em atividades ambientais e que tratem de questões agrícolas e indigenistas; atuação em atividades de turismo e as relacionadas ao desenvolvimento regional sustentável, no trato de questões jurídicas atinentes ao tema, entre outras.

Leia mais aqui.

Enfermagem

Com conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), o curso de Enfermagem da UFT no Câmpus de Palmas também ganha destaque pela qualidade na estrutura do quadro docente. Os graduados em Enfermagem podem atuar em diferentes frentes, como: Ensino em cursos técnicos de enfermagem - Pesquisa - Gestão de serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; serviços e controle de infecção hospitalar - programas de saúde - coordenação de serviço de enfermagem - atendimento pré-hospitalar em atendimento de suporte avançado de vida - serviço aeromédicos, entre diversas outras, incluindo empreendedorismo em clínicas de home care, práticas integrativas, vacinas, etc.

Leia mais aqui.

Engenharia Ambiental

O curso de Engenharia Ambiental tem por objetivo principal a formação a formação de profissionais com competências e habilidades para atuarem na área de planejamento, tecnologia ambiental, gestão e monitoramento do meio ambiente. A graduação é ofertada pela UFT, no câmpus de Palmas. Ao longo da graduação, o aluno será assistido por um corpo docente composto por 26 professores, doutores e mestres na área.

Leia mais aqui.

Engenharia Civil

Para o coordenador, Bruno Carrilho, o curso se sobressai no estado: “O curso de Engenharia Civil da UFT se destaca no Tocantins por ter Conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), cuja avaliação vai de 1 a 5, sendo então uma nota considerada ótima. Notadamente, por ser uma Instituição Pública de Ensino Superior, o fato de ser um curso gratuito também se torna um diferencial, especialmente considerando que se trata de uma graduação que exige dedicação e disponibilidade em tempo integral dos discentes, o que na maior parte do tempo limita a possibilidade dos alunos manterem emprego”, diz.
O curso dispõe de 4 principais linhas de pesquisa: Construção Civil e Tecnologia, Sistemas Estruturais, Recursos Hídricos e Saneamento, Geotecnica e Transportes.

Leia mais aqui.

Engenharia de Alimentos

Segundo a presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, professora Glêndara Martins, o egresso da Engenharia de Alimentos tem aderência para atuar na indústria de alimentos, no setor de inspeção e fiscalização sanitária e na pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos (VISA, MAPA, Ministério da Pesca, Embrapa, entre outros). “O Engenheiro de Alimentos é um personagem importante na pesquisa na área de Ciência de Alimentos aplicada a extração de compostos bioativos para produção de alimentos funcionais, desenvolvimento de novos alimentos, ampliação da vida útil de alimentos existentes, desenvolvimento de embalagens, equipamentos e processos para a indústria alimentícia de pequeno, médio e grande porte, além do setor cooperativo agroalimentar”, pontuou.

Leia mais aqui.

Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica é um dos cursos de engenharia ofertados no Câmpus de Palmas. Os primeiros anos têm disciplinas comuns às engenharias como cálculo e física. O curso tem cinco anos de duração desenvolvidos sobre três eixos: Ciclo básico, profissionalizante e específico. As grandes áreas abordadas são: eletrônica, telecomunicação e sistemas elétricos de potência.
As disciplinas têm abordagens técnica e prática, que possibilitam a formação de empreendedores, gestores e profissionais com senso de liderança e de trabalho em equipe.

Leia mais aqui.

Filosofia

Para o coordenador do Curso, professor José Soares, “na UFT os professores e servidores em geral possuem uma estrutura humana motivada e que se destaca pelo empenho na pesquisa e no trabalho acadêmico. O curso de Filosofia, por exemplo, possui um corpo docente de praticamente 100% doutores e conta com livros, artigos e trabalhos publicados em boas revistas e editoras.”

Leia mais aqui.

Jornalismo

De acordo com a coordenadora do curso de jornalismo da UFT, Valquíria Guimarães, o campo de atuação do Jornalista é bem vasto, vai desde as mídias tradicionais: Rádio, TV, Jornal, Sites, Assessorias de Comunicação/Imprensa, até o empreendedorismo, sendo o jornalista dono do seu próprio negócio de comunicação. O trabalho do jornalista envolve criatividade, disposição e compromisso com a informação. Independente da área que ele vai atuar. O jornalista é um curador da informação.

Leia mais aqui.

Medicina

A prioridade do Curso de Medicina é a formação de um profissional médico com qualidades técnicas e humanistas, apto a trabalhar em conjunto com outros profissionais da área da Saúde. O estudante desenvolve e aprimora habilidades e competências para intervir em ações de saúde integral, especialmente no contexto de desenvolvimento da Amazônia Legal - preparando-se um profissional identificado com os valores éticos e culturais dos povos da Amazônia.

O campo de atuação para os profissionais da Medicina é vasto. O mercado de trabalho encontra-se, por exemplo, em consultórios, clínicas, hospitais, ambulatórios, laboratórios - no âmbito público e privado. A docência e a pesquisa são também possibilidades de atuação. O médico, ainda, encontra oportunidades na esfera administrativa e em políticas de saúde, em programas de prevenção, saneamento e planejamento da saúde pública.

Leia mais aqui.

Nutrição

O único curso superior de Nutrição presencial no Tocantins iniciou as atividades em agosto de 2009 e é um curso integral, com previsão de oito semestres de estudos (ou 3.405 horas de aula) para sua conclusão. Segundo a coordenadora, professora Tatiana Evangelista, o corpo docente tem 23 professores, 19 com doutorado, dois afastados para doutoramento e dois professores mestres. O formado em Nutrição tem um campo de atuação bem diverso.

Leia mais aqui.

Pedagogia

O egresso de Pedagogia poderá atuar em diversas frentes do conhecimento pedagógico. O Projeto Político Pedagógico do curso define, na grade curricular, que o pedagogo pode trabalhar na Educação Infantil, na primeira fase do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio.

De acordo com a professora do curso de Pedagogia, Dilsilene Santana, o objetivo da graduação é formar professores para exercer funções docentes na Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de formação de professores em nível médio, atuação na área de serviços e apoio escolar da educação profissional e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. "Também é possível exercer cargos em Gestão Escolar, ambientes jurídicos, empresariais ou qualquer outro local que necessite do conhecimento pedagógico", destaca.

Leia mais aqui.

Teatro

Grupos teatrais, produtoras culturais, televisão, cinema, espaços culturais, ONGS e pontos de cultura são algumas das diversas possibilidades de atuação do profissional de Teatro, além de poder atuar prioritariamente no campo da instituição escolar.
Segundo a coordenadora do colegiado, Renata Ferreira: "ao ingressar no curso de Licenciatura em Teatro na UFT, o aluno vai ter contato com professores de diversas áreas, com projetos de pesquisa e extensão diferenciados. A conexão com a região Norte torna a experiência artística uma oportunidade singular de maior contato com as expressões artísticas brasileiras", afirma.
A coordenadora completa ainda, que, o diferencial dos indivíduos que optam por fazer o curso de Teatro na UFT, é a criatividade e a sensibilidade pelo gosto no trabalho coletivo, sendo mais capazes de disciplina pessoal para gerenciarem suas carreiras criando possibilidades para outros mundos possíveis.

Leia mais aqui.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Prograd,Sisu,Home
Fim do conteúdo da página